Termalismo Social

O Balneário Pocinhos do Rio verde vem oferecendo trocas de conhecimentos muito importantes que validam a cada dia a oferta dos seus tratamentos.

‍‍A busca por mais conhecimentos acerca da estruturação dos atendimentos termais sociais, ou seja, tratamentos de saúde com o uso das águas termais para a população local , através do SUS, tem motivado a visita de muitas cidades termais de peso.

Nesta sexta, 31 de março, a equipe recebeu membros da Secretaria de Turismo de Poços de Caldas, como a nova Diretora dos Serviços Termais de Poços de Caldas e o Diretor de Turismo da cidade.

Em Poços,  as Thermas Antônio Carlos continuam sob a administração da CODEMGE, no entanto,  o Balneário Mário Mourão, na Praça dos Macacos continou sendo administrado pelo município.

A equipe de Poços esteve presente na visita técnica ao Balneário de Pocinhos do Rio Verde para entender a forma como o Termalismo Social foi instituído de forma legal em 2021, em Caldas, através de legislação própria  com ênfase no Termalismo e nas Práticas Integrativas e Complementares recomendadas pelo Ministério da Saúde. Na visita também aproveitaram a oportunidade para conhecer o cardápio de serviços de Bem-estar e o tratamento pelo fango termal.

No conceito atual dos tratamentos termais, não se fala em cura, mas em melhora significativa da qualidade de vida e na redução do uso de medicamentos por pessoas com dores crônicas, fibromialgia, dermatites e comprometimentos mentais, inclusive em crianças.

‎A água termal vem como um tratamento complementar, que leva a melhorias na saúde dos paciente de forma não medicamentosa. E a interdisciplinaridade com o apoio nutricional, de atividades físicas e atendimento psicológico, também gratuitos, expande o alcance dos resultados.

Os banhos, duchas, saunas e ingesta da água, quando devidamente prescritos e sistematicamente seguidos, levam ao alívio das dores, ao equilíbrio psicológico, a uma alimentação não inflamatória, a atividades físicas e a momentos de socialização que transformam para melhor o dia a dia dos pacientes.‍

A equipe foi recebida no Balneário por Luana Carvalho, médica termalista; Kaká Romão, secretário de Cultura, Jussara Marrichi, diretora do Balneário; Christiano Fonseca; Chefe de Gabinete e Ivan Fonseca, Diretor do Conselho Municipal de Saúde. 

Uma transmissão de conhecimentos que vem acontecendo seguidamente e que nos alegra profundamente em poder realizar.