SEMINÁRIO ABORDOU POTENCIALIDADES E O ENGAJAMENTO DE LIDERANÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO VULCÂNICA

CALDAS ESTÁ ENTRE OS 12 MUNICÍPIOS DA CONSIDERADA REGIÃO VULCÂNICA. SEMINÁRIO ABORDOU POTENCIALIDADES E O ENGAJAMENTO DE LIDERANÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA REGIÃO.

Os 12 municípios da região vulcânica estão localizados entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo e, com base nas suas características geográficas, naturais, econômicas, sociais e culturais, considera-se um potencial específico de desenvolvimento econômico.

Os estudos apresentados no Seminário Engajando Lideranças para o Desenvolvimento do Região Vulcânica, realizado neste sábado 23 de novembro, no auditório do Palace Cassino em Poços de Caldas, foram realizados pelo SEBRAE.

Em uma iniciativa pioneira, as regionais Mineira e Paulista do SEBRAE se uniram com o objetivo de apoiar iniciativas de fomento para esta região. A Região Vulcânica é composta pelos municípios paulistas de Caconde, Divinolândia, São Sebastião da Grama e Águas da Prata. E os mineiros Andradas, Ibitiura de Minas, Caldas, Poços de Caldas, Bandeira do Sul, Campestre, Botelhos e Cabo Verde. Toda a extensão territorial localizada nesta área de caldeira vulcânica possui características peculiares que a diferencia das demais e influencia diretamente na qualidade de tudo o que é produzido por aqui.

O Programa chamado Territórios Empreendedores é um desdobramento do Programa Lider, do SEBRAE e visa reunir lideranças locais e empreendedores com foco na promoção do desenvolvimento da região através da potenciação dos negócios.

Uma proposta dinâmica por desenvolvimento genuíno e sustentável, ou seja, o crescimento dos negócios com base nas potencialidade locais para que perdurem e gerem melhor qualidade de vida para as pessoas.

Uma visão de trabalho conjunto, onde várias pessoas e instituições trabalham em prol do mesmo objetivo, que é potencializar os negócios característicos de cada município.

Esta é a fase de sensibilização do Programa Líder e, a contar pela forte participação de líderes de praticamente todos os municípios envolvidos, a tendência é a disseminação da proposta e o desenvolver de novas fases do projeto.

Caldas reconhece a importância desta união por reconhecimento regional para a melhoria do ambiente como uma forma de apoio ao empreendedorismo. E caminhará lado a lado com as iniciativas desta agenda de desenvolvimento e para sacramentar um início desta parceria.