Dentro das temáticas são desenvolvidas ações de prevenção e promoção da saúde em aspectos diversificados e com o envolvimento de diferentes setores da sociedade
Os profissionais da secretaria de saúde levantaram demandas específicas das pessoas no município de Caldas e estipularam temáticas a serem desenvolvidas mensalmente, no sentido de trabalhar tanto a prevenção quanto a promoção da saúde da população.
As ações envolvem atendimentos médicos específicos, palestras, dinâmicas com os profissionais de saúde e com a população e envolvimento de diversos setores da sociedade para desenvolver aspectos do tema tanto na cidade, quanto nos bairros e distritos.
Em Janeiro, foram trabalhadas Ações de Conscientização, Prevenção e Combate à Dengue no Município.
Neste mês de Fevereiro, a temática desenvolvida é a violência. A Campanha Quebrando o Silêncio tem como objetivos conscientizar a população em geral, em particular as crianças, mulheres e idosos sobre a importância de dar um basta à violência, através do ensino de regras simples e eficazes de prevenção e sobrevivência aos abusos.
As ações visam orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto, levando esclarecimento quanto a seus direitos e alertando quanto à necessidade de quebrar o silêncio e buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário, inclusive no sentido de dar luz ao tema e coibir os abusadores.
Neste mês, a campanha conta com parcerias com o serviço de Saúde Mental, Epidemiologia, com o Centro de Referência e Assistência Social, Conselho Tutelar, setor de Educação do município e com a Polícia Militar de Caldas.
Toda a comunidade está convidada a participar de uma palestra aberta nesta sexta, dia 26, às 13h, no barracão da Creche Casulo Santa Cruz.
Temas para os meses seguintes:
Março: Saúde do Trabalhador Rural
Abril: Gravidez na Adolescência e Planejamento familiar
Maio: Álcool e outras Drogas
Junho: Sofrimento Mental e Uso Abusivo de Medicamentos
Julho: Alimentação Saudável e Consumo de Água
Agosto: Doenças Sexualmente Transmissíveis
Setembro: Atividade Física
Outubro: Saúde da Família
Novembro: Temática livre a ser desenvolvida por cada unidade de saúde