Atendimento de saúde em horário estendido é oferecido por todas as equipes de saúde de Caldas, tanto nas suas sedes, como também em pontos de apoio nos bairros mais distantes e populosos
Nesta segunda, 07 de Junho, acompanhamos o deslocamento da equipe de atendimento do ESF Benedito Raimundo Borges, no Bom Retiro, até o bairro Bocaina, aonde atenderam das 16h até o último paciente, que chegou por volta das 19h. Uma prática mensal desta e de outras equipes de saúde do município.
A Angélica é a agente de saúde da região. Já havia avisado a todas as famílias a data da visita dela, da médica Luana, da enfermeira Renata e da Sandra, técnica de enfermagem.
Assim que elas chegaram no galpão da Igreja do bairro, paróquia do município de Ibitiúra, gentilmente cedido para o trabalho, os pacientes começaram a chegar.
Vieram o Sr. Antônio, o Sr. Moisés, a Dona Maria Luzia, o Sr. José, a Isabela com sua mãe; ao todo foram 12 pessoas atendidas até às 19h.
Entre o curativo de um machucado, o acompanhamento de pressão, de diabetes e outros males, as “meninas” vão conversando com os pacientes, que mais parecem visitantes, até porque quase todos ali se conhecem.
Entre os atendidos estava a Sra. Valdirene Jesus Ferreira Reis, coincidentemente a primeira paciente da ESF do Bom Retiro, inaugurada em 02 de Fevereiro de 2018. Ela faz acompanhamento do diabetes, exame preventivo e, segundo ela “levo os familiares porque confio no atendimento da equipe”.
2018 – Inauguração da ESF do Bairro Bom Retiro
Após receber curativo na perna queimada em acidente de moto e ser atendido pela médica, o Sr. Antônio Augusto Oliveira teve três medicamentos prescritos. A enfermeira Renata tinha todos eles disponíveis na “farmacinha” que elas levam consigo. Ali há materiais para curativos e medicamentos básicos.
A equipe também traz todos os prontuários para acompanhar e registrar as consultas e procedimentos realizados.
Na volta, foram cerca de 24 quilômetros da Bocaina até chegar em Caldas. A sensação de constatar o tratamento de saúde profissional e humanizado ao mesmo tempo, foi muito boa.
Já estivemos também no bairro Tripuí, onde equipes desenvolvem dinâmica semelhante.
Assim como elas, outros grupos de profissionais seguem atendendo pessoas com profissionalismo e cuidado, em horário convencional e também estendido em Caldas. Para garantir que o atendimento à saúde chegue a todos e com qualidade.