Com reformas, implantação do laboratório próprio, aquisição de novos equipamentos e ampliação na capacidade de atendimento, a instituição tem motivos para festejar
A Santa Casa de Caldas passou por inúmeras dificuldades ao longo dos 130 anos que serão completados no próximo dia 15 de abril. No entanto, na contramão do que vemos em relação às instituições de saúde atualmente, o hospital mostra motivos concretos para comemorar a data.
São mais de dois mil pronto atendimentos mensais, fila para cirurgias de média complexidade zerada, novo conjunto de equipamentos radiológicos, laboratório de análises clínicas próprio, departamento de fisioterapia atendendo gratuitamente a pacientes internados carentes, atendimento psicológico especializado para pacientes internos em geral, nova sala de espera funcionando, guichê de atendimento ampliado e metas de humanização no atendimento que incluem, inclusive, a dieta oferecida aos pacientes.
“Conseguimos doação de pão integral, expandimos o cardápio de frutas e investimos em alimentos que melhorem a nutrição dos pacientes e auxiliem na sua recuperação”, explica a nutricionista Luciana Carvalho.
De acordo com o diretor da Santa Casa, Jeferson Silva Carvalho, a unidade conseguiu se sobressair em tempos de crise devido a um conjunto de fatores, entre eles, a movimentação de um novo corpo diretor na busca por recursos externos; o aumento de mais de 300% dos repasses recebidos pela prestação de serviços à prefeitura da cidade desde o início da administração do ex-prefeito Ulisses Guimarães, e o intermédio da administração pública na conquista de recursos vindos de emendas parlamentares. “Mais de 90% dos nossos atendimentos acontecem pelo SUS, no entanto o Sistema cobre somente 30% dos gastos que temos. Por isso a nossa diretoria tem que trabalhar, e muito. Também temos muito a agradecer à população que sempre se voluntaria nos nossos eventos”, afirma ele.
O prefeito Alexsandro Conceição Queiroz explica que o constante aumento de repasses à Santa Casa é o reflexo da expansão dos atendimentos de saúde no município. “Estamos conseguindo manter o nível de qualidade no nosso atendimento e ampliar a sua abrangência ano a ano. Isso é um propósito nosso, da diretoria da Santa Casa e também da sociedade civil que participa, colabora e se mobiliza sempre”.
A Santa Casa de Caldas recebe também pacientes das cidades de Santa Rita de Caldas, Ibitiúra e Ipuiuna. O hospital conta hoje com 49 leitos para internação e realiza cerca de 30 cirurgias de média complexidade por mês. Além dos clínicos, a unidade conta, com assistência em período integral, de um obstetra, um neonatologista, um anestesiologista e um cirurgião geral, diariamente.
No dia 15 de abril a Santa Casa promoverá atos religiosos em agradecimento ao seu aniversário e ações para receber autoridades, imprensa e pessoas da comunidade que desejem conhecer suas dependências e o trabalho desenvolvido.