O departamento técnico da Copasa realizou análise de amostras de água coletadas nos reservatórios de abastecimento dos distritos.
Os laudos emitidos atestam que, como em ambas as localidades não há qualquer tratamento na água, é preciso que seja feita a cloração visando a garantia dos padrões adequados para consumo da mesma
A prefeitura municipal solicitou também ao departamento, um plano para iniciar tal tratamento e a compra do produto indicado já foi encomendada.
No distrito de Santana, à Estação de Tratamento inativa está sendo recuperada e estudos estão sendo feitos para que entre em funcionamento. O processo de cloração, no entanto, será implantado independente do funcionamento da Estação.
De acordo com estudos levantados, a Estação de Tratamento, também inativa, de São Pedro de Caldas, requer um trabalho maior para ser colocada em funcionamento. Precisaria ser remanejado o local de instalação e seu tamanho pode não ser suficiente para tratar o total da água consumida no Distrito. A cloração, no entanto, é possível, embora exija maior trabalho de adequação.
Publicamos aqui a íntegra do laudo emitido. Afirmamos que estudos e iniciativas para implantar o processo de tratamento da água de consumo nos distritos já vêm sendo tomadas desde o dia 25 de Março, quando a primeira visita técnica foi realizada.
Por fim, reiteramos a todos os munícipes que os procedimentos de cloração serão adotados, e salientamos que a água poderá ser consumida normalmente até a efetivação dos trabalhos.