Qualidade da água em Santana e São Pedro de Caldas

Prefeitura solicita à copasa análise da qualidade da água fornecida á população dos Distritos

Junio Garcia e João Oliveira de Freitas, queixas a respeito da qualidade da água fornecida nas residências do distrito de Santana de Caldas, onde os vereadores são residentes.

Atendendo à solicitação, o prefeito Ailton Goulart pediu a consultoria da gerência da COPASA, que mais uma vez atendeu prontamente e enviou técnicos e um químico responsável para colher amostras da água fornecida tanto em Santana, quanto também em São Pedro de Caldas.

Ambos os distritos possuem reservatórios que recebem água de minas e distribuem por força da gravidade às residências. Nas duas localidades, há alguns anos foram instaladas estações para tratamento da água, porém nenhuma delas chegou a ser colocada em funcionamento.

A água dos distritos também não recebe tratamento químico para controle bacteriológico.

Durante as vistorias, foi constatado que a coloração muitas vezes aparente da água se deve aos resíduos de matéria orgânica que vão sendo decantados nos canos ao longo do tempo.

Após dois dias a campo com a equipe técnica da prefeitura e profissionais da Copasa, algumas medidas iniciais foram anunciadas:

O gerente de projetos de engenharia da prefeitura irá fazer os estudos necessários para verificar a viabilidade de ativar o funcionamento das Estações de Tratamento de Água já instaladas próximas aos reservatórios há quase 10 anos, mas nunca utilizadas.
Foram colhidas diversas amostras de água cujas características e qualidade serãoanalisadas gratuitamente nos laboratórios da Copasa.
Os vereadores se propuseram a ativar o clorador existente em Santana. O equipamento libera cloro na tubulação de água de acordo com a necessidade de tratamento indicada na análise que será recebida em breve. São Pedro de Caldas não possui o equipamento e os técnicos se propuseram a ajudar a fazer um estudo de viabilidade para a colocação de um sistema para aplicação de cloro para tratar os 40m mil litros de água que passam pelos reservatórios.
A prefeitura ira disponibilizar hipoclorido de sódio, através da secretaria de saúde, para que agentes possam instruir sobre o uso da substância diretamente nos filtros das residências dos distritos para que atue como purificador da água. O hipoclorido, quando usado sob supervisão e na quantidade correta, elimina vírus e bactérias da água.
Os técnicos da copasa aconselharam o uso de pontos de descarga da água nos finais das redes para que periodicamente seja feita a lavagem do sistema. Será feita a cotação e o estudo de viabilidade para a instalação dos equipamentos.

O objetivo da parceria entre os trabalhadores do poder público e profissionais da empresa especializada em fornecimento e tratamento de água é fazer com que os moradores dos distritos sejam atendidos de forma mais segura e saudável.