Caldas recebe projeto que visa zerar a fila de cirurgias eletivas da Santa Casa de Misericórdia
São chamadas cirurgias eletivas aquelas que podem ser agendadas, mas comprometem a qualidade de vida dos pacientes e podem ser tanto de média, quanto de alta complexidade.
O deputado federal Emidinho Madeira visitou a Santa Casa de Misericórdia de Caldas para alinhar os próximos passos do projeto Cirurgias Eletivas no município.
Segundo o deputado, “o principal objetivo do projeto, implementado por mim em parceria com o senador Rodrigo Pacheco, é zerar as filas de cirurgias eletivas no Sul e Sudoeste de Minas, devolvendo aos cidadãos sua vida de trabalho e bem-estar”.
Além do deputado, participaram da reunião a sua equipe técnica, a diretoria e membros do conselho do hospital, o primeiro suplente de deputado estadual, Ulisses Guimarães, o prefeito de Caldas, Alexsandro Conceição Queiroz, os secretários de saúde e autoridades da cidade e dos municípios de Ibitiúra de Minas, Ipuiuna e Bandeira do Sul, também beneficiados pelo programa.
O deputado explicou que serão destinados 100 mil reais para o hospital da cidade, que está entre os 67 municípios analisados pela sua equipe incialmente. Ao todo são cerca de 18mil cirurgias represadas nas filas do SUS nestes municípios. E a demanda é de mais de 400 procedimentos diferentes a serem realizados.
Depois de feito o levantamento das necessidades dos municípios em questão, foram buscadas as entidades dispostas a realizar a parceria para a implementação do projeto. Os municípios de Cassia, Guaxupé e Carmo do Rio Claro foram os primeiros a aderirem.
As parcerias regionais são fundamentais, esclareceu o deputado, “porque onde não há estrutura para determinados procedimentos, os pacientes são direcionados para hospitais vizinhos. É preciso que haja disposição dos administradores e das entidades envolvidas”.
Ainda segundo Emidinho, o primeiro objetivo é zerar a fila de cirurgias em espera, em seguida, equipar melhor o hospital do município. “O mesmo dinheiro investido nas cirurgias será investido na entidade em um segundo momento”, afirma ele.
Emidinho Madeira lidera atualmente a Frente Parlamentar para Cirurgias Eletivas, que propõe o fim dos processos burocráticos que dificultam as aprovações dos processos de atendimento à saúde no país.
Na prática, o projeto Cirurgias Eletivas custeia as consultas pré e pós-operatórias com os anestesistas e médicos, além de todo o procedimento e também o pagamento da equipe médica envolvida. Fica a cargo das prefeituras e hospitais o pagamento dos exames necessários e o eventual transporte dos pacientes.
Caldas tem atualmente 64 pacientes em fila, aguardando cirurgia. Ao todo são mais de 350 nas quatro cidades deste núcleo regional (Caldas, Ipuiuna, Ibitiúra e Bandeira do Sul).
De acordo com o administrador da Santa Casa de Caldas, Jeferson Silva Carvalho, “o projeto idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira juntamente com o Senador Rodrigo Pacheco é inovador e acredito que será eficaz quando realizado, pois a equipe desse projeto fez levantamentos sérios das necessidades de nossa região e planeja junto com os secretários de saúde e as entidades hospitalares como será a execução do serviço e a utilização dos recursos destinados”.
Ele acrescenta a importância da confiança que foi depositada na Santa Casa de Caldas, que luta para tornar-se referência. E o quanto o projeto vai estreitar os laços do hospital com as demais cidades envolvidas, e como isto beneficia a população e melhora a qualidade e a eficiência dos atendimentos prestados.
De acordo com Ulisses Guimarães, ex-prefeito de Caldas, o investimento feito pela prefeitura na entidade, via convênios, e o resgate do Selo de Filantropia do hospital, foram passos fundamentais para que a Santa Casa pudesse hoje estar ente os municípios participantes deste projeto.
Emidinho Madeira elogiou a forma alinhada como a administração de Caldas, a Secretaria de Saúde da cidade e a Santa Casa vêm trabalhando. O prefeito Alexsandro Queiroz também agradeceu a confiança e o reconhecimento do deputado e reafirmou o compromisso de manter a saúde como prioridade em todo o município.
A reunião foi iniciada e também finalizada com a bênção do Pároco Pe. Fabiano, sempre ativo nas ações de apoio à saúde no município.