Projeto URIEL NO FUTURO: SUSTENTABILIDADE E SOLIDARIEDADE é Campeão entre os Projetos de Educação Ambiental da CBA 2023.

O reconhecimento veio na tarde desta quinta, 26 de outubro, na sede da CBA, durante o encerramento do Curso de Atualização em Educação Ambiental do Programa de Educação Ambiental da Empresa.

Após participarem do curso de Educação Ambiental da CBA, os educadores de Caldas desenvolveram três projetos no município: O CEMEI Rosaura Generoso desenvolveu o Sementinhas Semeando; a Escola Municipal de Santana de Caldas desenvolveu o UAI (União e Ação que Inspiram) e o Colégio Municipal Uriel Alvim, o Uriel no Futuro: Sustentabilidade e Solidariedade.

Na tarde da premiação, os três projetos foram apresentados, concorrendo com outros 8 inscritos, de escolas de Poços de Caldas. E o Colégio Uriel Alvim foi o vencedor.

A ação desenvolvida pelos alunos e educadores do Colégio consistiu na arrecadação de óleo usado de cozinha para a confecção de sabão em barras. Durante os meses de maio a setembro deste ano, a equipe confeccionou os sabões, realizou a venda dos mesmos, devidamente embalados em material reciclado e a arrecadação foi revertida na compra de fraldas geriátricas que foram doadas à Vila Vicentina de Caldas.

O projeto se destacou pelos números apresentados e pelo envolvimento da comunidade na destinação sustentável do óleo, altamente poluente para as águas, e também pela iniciativa de comercialização dos sabões e pela reversão dos valores em uma ação solidária. A apresentação do mesmo foi realizada pelas professoras Gilmara Silva Carvalho e Maura Regina Souza de Oliveira.

O evento culminou com a premiação que emocionou tanto da equipe vencedora, quanto dos demais educadores presentes. Principalmente das demais equipes de Caldas, que demonstraram orgulho ao verem o município se destacando em projetos educacionais de cuidado ao meio ambiente.Iniciativas que contaram com o apoio da secretaria municipal de Educação de Caldas e da empresa CBA.

Os três projetos apresentados têm todo potencial para serem continuados e se tornarem uma cultura em Caldas. De acordo com a diretora do Colégio Uriel Alvim, Marcia Leonardo, “A produção dos sabões vai continuar, inclusive porque a população continua realizando a entrega de óleo usado no Colégio e a demanda de compra dos sabões, segue existindo”. Prova de que a ação tem realmente potencial para ser continuada.

É realmente uma alegria acompanhar o trabalho dos nossos educadores sendo reconhecidos por uma banca de profissionais que têm a vivência dejulgarem projetos nacionalmente. A banca julgadora foi composta por:

Adriana Maria Imperador – Docente da Universidade Federal de Alfenas.

Guilherme Raeder – Educador Instituto Moleque Mateiro.

Clara Cristina Ramos – Soldado da Polícia Militar de Meio Ambiente.

José Arimathea Pereira Junior – Agente fiscal de Meio Ambiente SEMMA.

São trabalhos transformadores para as nossas gerações e que realmente deixam um legado para a sociedade. Parabéns!

Todas as secretarias podem sempre contar com a nossa colaboração na realização das suas iniciativas de promoção da cidadania, do cuidado e do incentivo ao desenvolvimento das pessoas em Caldas.