Caldas deu início a um trabalho inspirador de reinserção social e ao mercado de trabalho com foco em pessoas em extrema vulnerabilidade e situação de risco
O projeto, de iniciativa do executivo municipal de Caldas, teve início neste dia 06 de fevereiro.
Trata-se de um conjunto de ações para a reinserção social e no mercado de trabalho, com foco em pessoas em extrema vulnerabilidade e situação de risco e que são assistidas pelas secretarias de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde do município.
Em princípio são 10 pessoas no projeto, todas selecionadas e convidadas para desenvolverem atividades no barracão de separação de materiais da coleta seletiva. A propriedade possui uma área vasta, onde também é cultivada a horta municipal, com potencial para expansão tanto do público atendido, quanto das atividades oferecidas.
O projeto veio para trazer oportunidade e foi abraçado pela equipe da secretaria do Meio Ambiente. Em breve, espera-se que mais setores da sociedade passem a colaborar.
A jornada diária se dá da seguinte forma: Três horas de atividades laborais, uma hora de almoço (oferecido no local) e duas horas entre acompanhamento psicossocial, de saúde, oficinas e atividades que envolvam esporte, educação e meio ambiente. Todos os integrantes do projeto recebem cem reais por semana como incentivo.
Esta é uma iniciativa inovadora que coloca Caldas rumo ao desenvolvimento das possibilidades de promoção da autoestima e da autoconfiança, visando a reinserção social e no mercado de trabalho de pessoas somente percebidas pela sociedade, na maior parte das vezes, pelos seus problemas e dificuldades.