Projeto Conservador da Mantiqueira conquista mais municípios

Santa Rita de Caldas e Andradas demostram interesse no projeto de proteção aos mananciais

Inspirados pelo exemplo das cidades de Extrema e Caldas, os municípios de Santa Rita de Caldas e Andradas também se interessam em implantar o projeto de preservação de mananciais.

Nesta semana houve uma reunião entre gestores e representantes das cidades que já desenvolvem o projeto e os novos interessados em iniciá-lo.

O projeto foi apresentado por Paulo Henrique Pereira, coordenador do projeto e responsável pela área ambiental de Extrema desde 1995, município que deu início ao projeto onde é chamado de Conservador das Águas.

Caldas foi o segundo município a aderir ao Conservador da Mantiqueira. Projeto que prevê, essencialmente, o “mapeamento de mananciais e o cercamento das minas d`água para preservar e aumentar a sua vazão”, conforme explicou Priscila Magne Bueno, atual chefe do departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade de Santa Rita de Caldas, uma das responsáveis da sua implantação em Caldas.

A apresentação contou com a presença da prefeita de Andradas, Margot Pioli; dos vice-prefeitos de Caldas e Santa Rita, Azael Monteiro e Christian Muira; Ianka Oliveira, Secretária de Meio Ambiente de Caldas; Paulo Roberto Ceccon, do IF Sul de Minas;Mariele Rezende de Andrade, engenheira ambiental do Instituto Fernando Bonillo; Elisabeth de Cássia da Costa, coordenadora de projetos e assuntos institucionais do Instituto Fernando Bonillo; PedroLopes Lucas de Amorim, engenheiro ambiental em andradas e Tatiane Raposo Miranda, superintendente do Consórcio Público para Gestão Integrada.

É uma satisfação participar desta iniciativa para regionalizar este projeto importante de manutenção da qualidade dos mananciais e preservação da vida no meio rural. Quanto maior o número de municípios envolvidos, maior o potencial de angariar recursos e seguir expandindo e preservando as minas d’água na região.