Em 2021, Caldas passou a oferecer tratamentos contra dores crônicas, fibromialgia e questões ligadas à saúde mental através do uso das águas termais do Balneário de Pocinhos do Rio Verde.
Primeiramente, foi aprovada no município uma lei que inseriu os tratamentos em questão entre as práticas integrativas do SUS. E o Balneário passou a ser legalmente uma unidade de saúde. Tais iniciativas fizeram com que os pacientes do município pudessem ser atendidos gratuitamente no espaço, que além da oferta dos banhos, duchas, saunas, massagens e ingesta da água, passou a contar com uma equipe multidisciplinar para os atendimentos. A equipe é composta por médica, enfermeira, nutricionista, psicólogo, educadora física, massagista, massoterapeuta e uma especialista em ciências termais, que coordena os projetos, juntamente com a secretaria de saúde do município.
Após o sucesso obtido com os tratamentos dos pacientes do município, que são também levados e trazidos gratuitamente pela prefeitura até o Balneário duas vezes por semana, durante 10 semanas; Caldas propôs a expansão dos atendimentos para municípios vizinhos. A primeira cidade a assinar o contrato de adesão foi Santa Rita de Caldas. E o primeiro grupo de pacientes foi recepcionado neste dia 02 de agosto de 2022.
A ciência termal é milenar e Pocinhos do Rio Verde se desenvolveu através dos tratamentos com as águas termais. Infelizmente os tratamentos foram ficando de lado e os banhos ficaram relegados ao relaxamento somente e acabaram sendo distanciados da população.
Esta realidade finalmente mudou. O termalismo social e de saúde é uma prática pioneira em Caldas, já reconhecida no Brasil e por profissionais especialistas do mundo todo. E o melhor, agora ainda mais acessível para a nossa região.