FOI ASSINADA A ESCRITURA DE DOAÇÃO DO BALNEÁRIO DR. REYNALDO DE OLIVEIRA PIMENTA DO ESTADO PARA A PREFEITURA DE CALDAS
O Balneário de águas termais fica no bairro de Pocinhos do Rio Verde e, embora a construção do prédio tenha sido executada por um grupo de caldenses, ele foi tomado como patrimônio do Estado desde a sua fundação, no ano de 1952. Contam os locais que a antiga COMIG (Companhia Mineradora de Minas Gerais) assumiu a administração do prédio para a exploração de banhos termais e o uso das águas medicinais na promessa de, um dia, ressarcir o município. Agora, passados quase 70 anos, o Balneário finalmente passa a ser propriedade do município.
Em 2018, após articulações do ex-prefeito Ulisses Guimarães, o Balneário foi todo reformado pela então Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) e, desde então, a prefeitura, através da secretaria de cultura e turismo, requereu a posse definitiva do imóvel para exploração exclusiva da prefeitura.
O prefeito, Alex Queiroz, ressalta que o município tem muito a ganhar com a vinda do Balneário para Caldas. “Existe, além da questão financeira, um envolvimento emocional dos munícipes com este patrimônio. A prefeitura conseguiu ter de fato para o município o que o Caldense sempre acreditou ser seu”, ressalta ele.
A escritura de transferência do Balneário do Estado de Minas para Caldas foi assinada no último dia 05 de junho pelo Gerente de Patrimônio da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) Marcelo Magno Soares.
O terreno de 86 mil metros quadrados, abrange a Escola Municipal Dr. Paiva de Oliveira e sua quadra de esportes, o prédio do balneário, seu mobiliário e utensílios e toda a área ao redor, inclusive o local onde acontece a tradicional Festa do Biscoito. O valor venal do imóvel é de três milhões, quatrocentos e oitenta mil reais.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Geraldo Magella, uma vez que o Balneário passa para a administração local, todo o escopo de atendimentos poderá ser ampliado e adaptado para os moradores da cidade. Tanto na questão dos serviços oferecidos, quanto na qualidade do atendimento e no valor das taxas cobradas. “Agora podemos fazer parcerias, ampliar os serviços, oferecer mais atrações no local e adaptar, inclusive os preços, para que os munícipes utilizem mais o Balneário”, explica ele.
O BALNEÁRIO REYNALDO DE OLIVEIRA PIMENTA
O Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta é o ponto turístico mais conhecido e está localizado em Pocinhos do Rio Verde. Dentro do prédio principal são oferecidos banhos de hidromassagem e duchas com águas sulfurosas, radioativas e alcalinas. A sauna é outro atrativo do local.
Dentro do Parque Balneário estão as três fontes de águas medicinais conhecidas historicamente por seus benefícios. Elas estão às margens do Rio Verde.
FONTE SÃO JOSÉ: Exclusivamente para tratamentos externos, indicada para os casos de dermatoses e lesões cutâneas.
FONTE RIO VERDE: Águas radioativas e sulfurosas, cicatrizantes e sedativas. Indicadas para colites, amebíase e giardíase intestinal.
FONTE SAMARITANA: Fonte de águas radioativas, alcalinas, sulfurosas e cicatrizantes. Indicada para a diarreia por amebiose e giardíase intestinal. Também recomendável para intestino solto.