A Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi implementada em Caldas em 2022, com o objetivo de ajudar a formalizar micro e pequenos empresários, ajudar a aprimorar seus negócios e auxiliar na geração de emprego e renda na cidade, além de trazer ferramentas que ajudem a fortalecer o empreendedorismo.![](https://caldas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0489.png)
Na prática, algumas ações que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza são:
![](https://caldas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_0488.png)
ENTENDA O QUE CADA UM DOS TERMOS ACIMA SIGNIFICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO
FORMALIZAÇÃO DO MEI – Legalizar o seu negócio é importante para conseguir acesso a credito e empréstimos, para negociar com fornecedores, obter descontos para a pessoa jurídica e ter mais acesso a serviços financeiros, como abertura de conta em bancos, máquina de cartão, entre outros, alem do empresario de poder vender e prestar serviços para outras empresas e órgãos públicos.
PARCELAMENTO DO MEI – A Secretaria ajuda nos processos de negociação em caso de atrasos nos pagamentos de impostos pelos microempresários.
ALTERAÇÃO CADASTRAL – As empresas precisam manter sempre atualizados os seus dados como endereço, meios de contato e natureza do seu trabalho.
EMISSÃO DE DAS – O auxílio no pagamento do DAS em dia e a entrega anual da Declaração de Rendimentos do MEI são necessários para que a microempresa se mantenha regularizada.
EMISSÃO DE CERTIDÃO – As certidões são necessárias para diversos fins, como abrir conta bancária, solicitar empréstimos, participar de licitações, entre outros. Elas atestam que a empresa está em dia com suas obrigações legais e fiscais.
DASN – A DASN SIMEI é uma declaração anual, utilizada para informar à Receita Federal os rendimentos obtidos ao longo do ano e afeta diretamente a regularização do microempresário.
NOTA FISCAL DO COMÉRCIO – A emissão de notas ficais e necessária para efeitos de recebimento e controle financeiro para o comércio
NOTA FISCAL DE PRESTADOR DE SERVICOS – Prestadores de serviços devidamente regularizados também precisam fazer a emissão de notas fiscais e a Secretaria dá todo o auxílio necessário.