A inserção dos tratamentos termais entre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é o grande diferencial do município de Caldas.
O 1o Congresso Internacional sobre Termalismo e Destinos Turísticos Saudáveis Através das Águas Minerais atraiu a atenção de especialistas termais com estudos no mundo todo.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Ailton Goulart e o Vice, Azael Monteiro, gestores que atuam ativamente no estímulo ao tratamento termal pelo SUS aos cidadãos caldenses.
A implementação da lei que coloca os tratamentos através do uso das águas termais medicinais do Balneário de Pocinhos do Rio Verde foi, inclusive, a ação inicial que levou o município a atrair os olhares de especialistas.
Os idealizadores do projeto, Geraldo Magella e Christiano Fonseca explicaram como se deu a união entre a vontade de levar os tratamentos termais para a população de forma gratuita e as ações técnicas e legais que tornaram esta vontade em realidade em Caldas.
A médica termalista do Balneário, Luana Carvalho e a secretária de saúde do município, Valéria Aparecido, citaram as experiências vividas junto aos pacientes com fibromialgia, dores crônicas e sofrimentos mentais, atendidos pelo projeto. E demonstraram comprometimento em seguir ampliando a abrangência do projeto.
Autoridades da Regional Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, Adriana Aparecida Silva Pereira e Christiane Matos, respectivamente também discursaram no evento e trouxeram o reconhecimento das duas instâncias à iniciativa de Caldas.
A Coordenadora Nacional das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, do Ministério da Saúde, Christiane Matos, inclusive, sugeriu ao município a redação de um ofício ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, solicitando apoio técnico e financeiro ao projeto para que ela possa entregar-lhe em mãos.
A especialista em termalismo, coordenadora de projetos do Balneário, Jussara Marrichi, foi reconhecida por todos por ter trazido à equipe sua expertise para a organização do Balneário e o treinamento das equipes para então receberem os grupos de pessoas encaminhadas pelas unidades de saúde do município para tratamento.
Além da ingestão das águas, dos banhos termais, uso da sauna e ducha circular, oferecidos no Balneário Pocinhos do Rio Verde, os pacientes do SUS também recebem atendimentos associados como médico, de enfermagem, psicologia, nutrição, massagens terapêuticas e educação física em todas as sessões.
Após as explanações e na presença de políticos, especialistas na área da saúde, trabalhadores públicos e do Balneário e representantes de diversos municípios interessados no projeto, aconteceu a palestra Magna com o Professor Espanhol Dr. Francisco Maraver, com o tema “Actualidad del Termalismo”, com uma introdução ao tema e alguns aspectos sobre a forma como esta modalidade de tratamento é oferecida na Europa, mas especificamente França e Itália.
O Congresso recebe 21 especialistas palestrantes ao longo de quatro dias.