Em tempos de pandemia, o curso abordou também a higienização do ambiente e boas práticas pessoais
Neste início de semestre, a secretaria de educação estabeleceu mais uma parceria com o SENAR/FAEMG e o Sindicato dos Produtores Rurais de Caldas. Desta vez, para oferecer capacitação às merendeiras das escolas públicas.
A instrutora do curso foi Viviane Machado Azevedo Barbosa, engenheira de alimentos. Ela ressaltou que é sempre bom reforçar a importância da alimentação equilibrada, nutritiva e com diferentes classes de alimentos, em todas as fases da vida. “Ao longo do curso nós preparamos muitas receitas junto com as cozinheiras das escolas. Durante o processo, nós discutimos técnicas de cozimento, possibilidades de substituição de alimentos em caso de falta de ingredientes e muito mais”, disse ela.
As alunas ainda aprendem técnicas de cuidado e congelamento para conservação dos vegetais e aumento da sua vida útil.
Durante os cinco dias de curso, ainda foram abordados:
- A importância dos pesos e medidas na elaboração das porções por aluno, a fim de evitar os desperdícios;
- O papel da agricultura familiar em parceria com a escola;
- Consumo em diferentes formas de alimentos in natura;
- Uso de temperos para evidenciar o sabor das refeições, diminuindo a quantidade de sal, óleo e açúcar no preparo;
- Houve ainda um foco especial no aprendizado sobre a parte de higiene, boas práticas pessoais e do ambiente, principalmente neste momento de pandemia.
“Reforçamos muito a questão da higiene pessoal, lavagem das mãos, higienização de frutas e legumes e do ambiente e a possibilidade do uso de álcool tanto em gel quanto liquido e de água sanitária para higienização dos alimentos”, disse a instrutora Viviane.
A nutricionista responsável pela merenda em Caldas, Gabrielle Ramos, também fez o curso. Ela enfatizou que “as aulas foram um apoio rico, que vai agregar muito na escolha de preparo de pratos que agradem o paladar e que ofereçam qualidade nutricional aos alunos”.
Ela observou também a importância do aprendizado em relação à higienização com solução balanceada específica para alimentos e para equipamentos e utensílios, além das orientações em relação às vestimentas e adereços das merendeiras.