Caldas chegou a registrar uma fila de 112 pacientes aguardando por colonoscopia e 183 esperando para fazer endoscopia. 
A colonoscopia visa examinar o intestino grosso, a endoscopia é utilizada para visualizar o sistema gastrointestinal superior.
São exames diagnósticos fundamentais que podem ser determinantes no direcionamento de certos tratamentos de saúde.
As filas se formavam por dois motivos: O alto valor dos exames e a capacidade reduzida de oferta para realização, dos convênios feitos através do SUS com as cidades vizinhas.
Para solucionar a questão, a prefeitura municipal comprou um aparelho especializado para a realização dos exames e providenciou a sua instalação na Santa Casa de Caldas. Foi contratado um médico gastroenterologista e um anestesista para realizarem os procedimentos. Houve adaptação do espaço e preparação da equipe de enfermagem.
A exemplo desta iniciativa, a prefeitura também instalou na Santa Casa um aparelho para cirurgia por vídeo que já está em uso e um tomógrafo está em fase de instalação.
O objetivo do município é zerar as filas por exames e procedimentos de urgência e emergência e devolver mais qualidade e eficiência nos atendimentos de saúde como um todo para a população.
✔️Iniciativa responsável e de cuidado que beneficia pacientes e familiares, amplia a diversidade de atendimentos do hospital local e abre a oportunidade de regionalização dos serviços oferecidos pela Santa Casa para que esta também possa ter ampliada a sua fonte de renda e que possa atender aos municípios vizinhos.