INB realiza simulado de emergência em Caldas

No dia 06 de junho, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizou o 2º Simulado Externo de Emergência para a Barragem de Rejeitos da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), em Caldas-MG.

Durante o exercício, foi possível testar e cronometrar o tempo de resposta da INB e dos órgãos de segurança e fiscalizadores a uma situação de emergência e também treinar como deve ser a movimentação dos ocupantes da Zona de Autossalvamento para o ponto de encontro.

O presidente da INB, Adauto Seixas, que estava presente na Unidade, aproveitou a ocasião para tranquilizar a população quanto à segurança da barragem: “Posso afirmar que não tem perigo nenhum essa barragem, porque ela é muito monitorada. Não existe risco de rompimento”. E ainda acrescentou que a expectativa é que a Barragem seja retirada do nível de emergência em breve, pois foi enviada documentação para Agência Nacional de Mineração (ANM), atendendo ao que foi solicitado. “Estamos sendo monitorados por órgãos sérios, competentes, e não vamos medir esforços para atender o que exigirem a nós”, afirmou.

Para testar o deslocamento de pessoas das áreas de risco, foram acionadas sirenes na Barragem de Rejeitos e na Zona de Autossalvamento (Fazenda Eco Forte). Ao todo, o exercício durou 2 horas.

Os eventos foram simulados na própria Barragem de Rejeitos; em uma sala de situação que foi preparada no prédio administrativo da Unidade, onde se reuniram os órgãos; e na Zona de Autossalvamento. Após o exercício, foi realizada uma reunião de encerramento com todos os participantes. Posteriormente, será emitido o 2° Relatório do Simulado de Emergência na Barragem de Rejeitos.