Inaugurado o Espaço Cultural Ravita da Paz

Balneário de Pocinhos do Rio Verde inaugura espaço para apresentações culturais com a presença do Coral Água Viva, de Caraguatatuba – SP

A inauguração do Espaço Cultural Ravita da Paz é mais uma ação da Secretaria de Cultura e Patrimônio, Turismo, Esporte e Lazer de Caldas. E marca um movimento de renascimento do parque do Balneário de Pocinhos do Rio Verde para a recepção de visitantes do Município de Caldas e de turistas.

“A incorporação do Balneário ao patrimônio de Caldas nos permite hoje, implementar projetos de valorização do espaço e recepção aos visitantes, que antes não era possível, afirma o prefeito municipal” Alexsandro Queiroz.

 

A feirinha de artesanato e gastronomia já está aberta aos visitantes desde o início de setembro, todos os sábados e domingos. As barracas de artesanato e sabores locais dão ao Balneário um colorido especial, e aos artesãos e produtores locais, mais uma possibilidade de ampliar os seus negócios.

Para os visitantes e turistas, que agora passam a contar também com apresentações musicais e artísticas no parque, esta é mais uma oportunidadede apreciar a cultura e as belezas naturais do Balneário, e estender um pouco mais a sua estada.

Para os artistas, uma oportunidade de apresentar-se ao ar livre, de expressar-se em contato direto com a natureza.

De acordo com o Secretário Municipal Geraldo Magella, Caldas e Pocinhos do Rio Verde estão abertos para a prosperidade turística. “Nosso espaço é naturalmente rico, nossos moradores são talentosos e estamos todos abertos para receber artistas e turistas que venham enriquecer e apreciar todo este potencial”.

 

Os músicos do Coral Água Viva, de Caraguatatuba- SP ,foram os primeiros a se apresentar no Espaço Cultural Ravita da Paz. A apresentação no parque do Balneário de Pocinhos do Rio Verde foi parte do circuito FIC – Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados de 2019. Depois de se apresentarem na tribo indígena Kiriri do Rio Verde e na histórica Igreja do Rosário, o grupo cantou, dançou e deixou muita energia positiva para esta nova fase do Balneário.

 

 

Ravita Nigua da Paz Nascimento, artesã, é filha de um dos primeiros casais de artesãos a expor seus trabalhos em Pocinhos do Rio Verde. Ela, infelizmente, não está mais entre nós. Virou saudade e sinônimo de luta. Seus pais foram homenageados e emocionaram a todos durante a inauguração do Espaço, que contou com autoridades locais, artesãos, artistas, caldenses, turistas, trabalhadores do Balneário. Pessoas admiradoras da arte e da natureza e comprometidas com a preservação do nosso patrimônio.