Implante de embriões • Pioneirismo também na pecuária em Caldas.

Implante de embriões de alta genética em vacas de pequenos produtores é um programa pioneiro que se inicia em Caldas.

O programa é uma evolução do Mais genética, que já contempla 140 produtores de leite no município.

O implante gratuito de 150 embriões de alta genética em vacas de pequenos produtores de Caldas está acontecendo como fruto de uma união de esforços. De um lado, houve a doação dos embriões de grandes fazendas renomadas nacional e internacionalmente na produção de leite para o Programa Mais Genética.

O programa, cujo grande incentivador é o deputado federal Emidinho Madeira, doou 150 embriões selecionados, no valor aproximado de mil reais cada unidade para os 50 participantes do torneio de Caldas.

De acordo com o deputado, “Caldas é um município onde o incentivo real da prefeitura aos pequenos produtores, o faz merecedor de ser o pioneiro neste avanço do melhoramento genético do Programa. Há cinco anos participando do Mais Genética, nestes três últimos anos o volume de inseminações aumentou de forma impressionante. Lembrando que o Programa oferece o kit, mas os profissionais que trabalham dia e noite nas inseminações, o combustível e toda a manutenção do Programa fica a cargo das prefeituras”, afirmou ele.

Em Caldas, o apoio também da EMATER, do Sindicato dos Produtores Rurais, o incentivo do vereador Emerson Junqueira, através do torneio leiteiro anual e a dedicação dos profissionais inseminadores, fazem realmente diferença nos resultados obtidos pelos pequenos produtores de gado e leite no município.

Na prática, os embriões de alta genética são transferidos diretamente para o útero de vacas receptoras, visando a geração de um gado altamente selecionado. De acordo com o veterinário Dr. Fernando Garrefa, contratado pela prefeitura para realizar os implantes, “em cerca de trinta dias, as cinco rezes que passaram por selecionar, pelo protocolo de sincronização de cio e receberam embriões de altíssimo mérito genético, serão examinadas novamente para acompanhamento”.

No dia de hoje, as vacas foram reunidas no Sitio Boa Esperança, do Sr. Sidney Ramos Junqueira e da Sra. Sandra de Cássia. Uma propriedade pequena, onde o manejo do gado é todo feito por eles mesmos. “Nunca na minha vida imaginei que o que eu só via na televisão pudesse acontecer no meu curral”, afirma o Sr. Ney, emocionado ao pensar que dos três embriões implantados nas suas vacas, ao menos um pode vir a lhe render um valor agregado muito maior do que o seu pequeno rebanho atual valeria.

De acordo com o prefeito
Municipal, Ailton Goulart, “investir no melhoramento genético do gado é uma realidade que os produtores do município podem acreditar que seguirá sendo trabalhada e ampliada”.