Cidade faz a higienização das ruas e locais de maior frequência de pessoas
Teve início na noite do dia 29 de Março a pulverização para desinfecção das áreas públicas em Caldas. O objetivo da operação é coibir a disseminação do Coronavírus e combater esta pandemia que já infectou mais de 6 mil pessoas no Brasil, sendo 314 em Minas Gerais até o momento, onde já houve três mortes em consequência da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus.
A solução aplicada na higienização das cidades é o hipoclorito de sódio, um desinfetante químico, pulverizado em locais movimentados e nos arredores das unidades de saúde.
Em Caldas, a aplicação está sendo feita com três tratores e uma bomba costal. Os agentes aplicadores usam equipamentos de segurança regulamentados pelas normas nacionais da Vigilância Sanitária e a segurança das pessoas é garantida pelo toque de recolher, imposto por decreto, desde o dia 26 de Março.
Após determinar o fechamento do comércio, salvadas as exceções relacionadas à saúde e alimentação, e coibir a entrada de não moradores no Município, o prefeito municipal Dr. Alexsandro Conceição Queiroz explica que a higienização é fundamental para exterminar focos de disseminação do vírus que eventualmente esteja circulando nas ruas.
Até o momento, a Secretaria de Saúde de Caldas contabiliza 05 casos suspeitos de Covid-19 e 40 pessoas são monitoradas, porque tiveram em contato com pessoas comprovadamente infectadas, ou porque apresentam sinais da doença.
O Município ainda aguarda os resultados das amostras que foram enviadas para exame em Belo Horizonte, onde está o laboratório credenciado mais próximo para este procedimento. O tempo de espera pedido pelo laboratório para emitir o resultado é de aproximadamente 15 dias.