Gado Girolando é promessa de melhora no rebanho leiteiro

Raça Girolando de Gado desperta interesse em pecuaristas caldenses

De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, a raça tem características que a torna economicamente muito viável.

As fêmeas são produtoras de leite por excelência e dentre as diversas características de funcionalidade do gado Girolando pode-se destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima”.http://www.girolando.com.br/index.php?paginasSite/girolando,3,pt

Por todas estas características, os pecuaristas caldenses, que vêm cada vez mais buscando formas para melhorar a produtividade do seu rebanho, decidiram conhecer de perto o manejo desta raça e comprar algumas rezes.

Neste mês dê Setembro , 25 produtores rurais do Município de Caldas foram até as Fazendas Santo Antônio da Bela Vista e Gabirobeiras, em Botelhos, acompanhados pelo engenheiro agrônomo da Emater em Caldas, Deny Alves Alvarenga, pelo vereador Emerson Junqueira e o Secretário de Desenvolvimento RuralRoberto Kozuki.

Os visitantes foram recebidos pelo proprietário das fazendas Sr. Paulo Gabriel Reis Nader e especialistas na raça Girolando.

Além da possibilidade de compra dos animais, a visita contou com uma extensa programação que incluiu uma demonstração técnica sobre criação de bezerras da referida raça, com o médico veterinário Gabriel Reis Nader Filho, palestra Morfologia e Diferenciação dos Graus de Sangue do Girolando, com a Dra. Manuela Gama, jurada ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu); e também Genoma na Raça Girolando, com Dr. Flávio Rajão, do laboratório Zoetis.

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caldas que visa apoiar o melhoramento do plantel de gado leiteiro do município, a exemplo do investimento no programa de inseminação artificial, o Projeto Mais Genética.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Kozuki, a grande vantagem deste tipo de visita técnica é que ela extrapola a simples comercialização de gado.

“Foi uma oportunidade de realmente conhecer de forma aprofundada as características desta raça de gado leiteiro, bastante apropriada para o nosso tipo de clima e que pode se adaptar muito bem às dificuldades de manejo encontradas pelos produtores de nossa região”, observa Kozuki.

Os produtores adquiriram bezerras, reprodutores, vacas em lactação e novilhas de reposição.