Dia Internacional do Meio Ambiente

Escola Municipal dá exemplo de cuidado com o meio ambiente

Através de ações efetivas, educadoras do Crispim Jacques Bias Fortes envolvem alunos e a comunidade

A Escola Municipal Crispim Jacques Bias Fortes, em Caldas, é um exemplo efetivo de envolvimento em relação a questões ligadas à conscientização e à preservação do meio ambiente.

Há mais de 20 anos a escola estimula seus professores a se capacitarem para incluir assuntos ligados ao cuidado com o meio ambiente nas disciplinas ensinadas aos cerca de 400 alunos atendidos.

Um dos principais cursos que os professores fazem anualmente é oferecido pela empresa CBA Alumínio. A cada edição é oferecido um novo enfoque. Este ano o tema tratado foi “Plástico, Recuso ou Reuso”. E todo o conteúdo aprendido é repassado para o corpo docente que delimita ações a serem desenvolvidas com os alunos, familiares e a comunidade. Além das professoras Aline Carvalho Ferreira, Tânia Zétula e da vice-diretora do Crispim, Ione de Cássia Lima, professoras das escolas dos distritos de Laranjeiras e Santana de Caldas também participaram desta edição do curso da CBA e estão desenvolvendo ações nas suas escolas.

A Educação Contemporânea tem por obrigação abordar os temas que impactam o meio ambiente. Nós como educadoras somos responsáveis por articular esse ensino tão urgente e necessário. As crianças são nossa esperança!”

Maria Cristina Faria – Diretora do Crispim

Entre as ações deste primeiro semestre, podemos citar:

  • A união com a Secretaria do Meio Ambiente no processo de conscientização para a separação do lixo visando o início da coleta seletiva que deverá ser iniciada em Julho, na cidade. Além de terem a tarefa de multiplicar o conhecimento, os alunos que estão desenvolvendo a arte dos panfletos que serão distribuídos à comunidade explicando como separar o lixo.

  • Na escola, os alunos prepararam recipientes reciclados para a coleta seletiva e os alunos envolvidos nesta ação passam o conhecimento para os demais.

  • Foi criada uma composteira e todo o lixo molhado da cantina é transformado em adubo para a horta

  • Os alunos plantam e cultivam alimentos em uma horta no pátio da escola.

  • Houve a primeira edição do Café Ecológico – Um encontro com pais de alunos para discutir a questão da redução do uso do plástico, o reuso e a reciclagem deste material.

  • Já está programada a segunda edição do Café Ecológico que será direcionado para o trabalho de conscientização de membros do comércio, hotelaria e empresas da cidade.

  • O Ecomural, criado pelos alunos, apresenta cartazes e frases de efeito e visa impactar visualmente para educar sobre o cuidado com o meio ambiente.

  • Toda a decoração da festa junina está sendo produzida com material reutilizado e biodegradável.

  • As ações desenvolvidas no Crispim e nas escolas dos distritos serão compartilhadas no segundo semestre.