Caldas se orgulha da diversidade de origens das pessoas presentes no município e, embora trabalhemos todos os dias em prol do respeito, da igualdade de direitos e de oportunidades, esta é uma data que merece ser observada com muito carinho.
Há vinte e dois anos recebemos em nosso município a etnia Xucuru Kariri e, há seis, os Kiriri. Cada grupo com suas características, hábitos e história. Ambos estão integrados à nossa sociedade e é uma alegria podermos acompanhar as celebrações que nos trazem um pouco da sua cultura, da sua luta e do seu orgulho.
Na Aldeia Xucuru Kariri de Caldas o dia foi de dançar o Toré, desenvolver dinâmicas entre os indígenas e grupos escolares convidados como das cidades de Campestre e de Andradas, de expor seu artesanato e também de celebrar a reforma da quadra de esportes, feita pela prefeitura de Caldas. Os rituais envolventes foram acompanhados com muita emoção por todos os que se dispuseram a acompanhar o executivo nesta data festiva, também pela mídia e por estudiosos da cultura indígena.
Na Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré, ou Kiriri do Rio Verde, como é mais conhecida, houve brincadeiras tradicionais, competições, exposições, rituais indígenas, a apresentação de dois documentários: um deles contando a trajetória de luta da etnia para permanecer no município e o outro, o desenvolver da educação dentro da aldeia.
Houve também roda de conversa com o executivo, onde ficou reforçado o compromisso de manutenção do respeito e do cuidado com todos os indígenas que vivem em Caldas. A Aldeia vai oferecer atividades abertas ao público ainda nos dias 20 e 22 de abril, quando acontecerá a inauguração oficial da iluminação pública, realizada pela prefeitura municipal em parceria com o Consórcio Público dr Gestão Integrada.