Tradição, Cultura e homenagem ao trabalho do homem do campo
O som estridente, característico dos carro de bois, atraiu moradores e turistas para a Praça de Caldas neste sábado. O tradicional desfile trouxe boiadas de várias raças e idades. E envolveu adultos e crianças nesta manifestação que é uma homenagem ao trabalho do homem do campo, e uma mostra da sua sintonia com os animais.
Depois de circundar a praça da cidade, os carreiros receberam uma lembrança e os cumprimentos de toda a população através das mãodo prefeito Alexsandro Queiroz, que fez questão de afirmar que preza para que esta cultura nunca se acabe no município.
O carro de bois é um dos meios de transportes mais primitivos e simples que tivemos. Usado para transportar cargas e pessoas entre as fazendas e a cidade. No meio rural ele ainda é utilizado, mas as boiadas são mesmo criadas por apreço dos criadores.
Quando carregado e em movimento, o autêntico carro de bois emite um cantar que anuncia a sua passagem. O som estridente, segundo os carreiros, os remete aos seus pais e avôs, que tanto viram trabalhar pela família.
Sr. Antônio Barbosa, de Santa Rita de Caldas, conta que a sua maior satisfação em ser carreiro e em desfilar apresentando sua boiada e ter junto a sua família. “Meus netos me ajudam a criar os bois e a manter o carro. Sei que estou cuidando para que essa tradição que já era do meu avô não se perca. Mas na hora do desfile, gosto mesmo de ver meus netos sendo aplaudidos”.
Partes do carro de bois
Algumas das partes do carro de boi, de acordo com o Dicionário de Caetitenês, de André Koehne; Museu do carro de boi):
• canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão e que é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela transferência de energia mecânica ao cabeçalho.
• canzil: Peças em forma de estacas trabalhadas que atravessam a canga de cima para baixo em quatro pontos, de modo que o pescoço de cada boi fique entre duas dessas estacas;
• arreia: suportes que atravessam transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa;
• cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do carro à canga, que se atrela aos bois;
• cantadeira: parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço. O contato entre eles produz o som característico do carro;
• cheda: Prancha lateral do leito do carro de bois, na qual se metem os fueiros;
• cocão: Cada uma das partes fixadas por baixo das chedas, que servem para fixar, duas de cada lado do carro, cada um dos chumaços;
• fueiro: cada uma das estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro;
• mesa: a superfície onde se coloca a carga;
• Recavém, ou requevém, é a parte traseira da mesa.
• tambueiro: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender o cabeçalho ou o cambão à canga;
• brocha: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender um canzil ao outro passando por baixo do pescoço do boi.
• Roda: feita de madeira nobre (Jacarandá), constituí de três pranchas unidas por travas de madeira(cambota)colocadas internamente nas pranchas por furos retangulares, estas fixadas por grampos e chapas de ferro. A circunferência é coberta com chapa de aço fixada à madeira com grampos de aço cuja forma arredondada deixa um rastro característico.
• palmatora: partes laterais do cabeçalho na parte anterior da mesa do carro de boi.