Debate em busca de soluções e políticas pelo apoio ao desenvolvimento saudável dos jovens e crianças no município.
Evento extremamente bem-vindo, visto que passamos por um período de forte sensibilização da sociedade caldense e há sintomas de alerta em nossas famílias, como:
✔️Aumento da evasão escolar
✔️Esquema vacinal incompleto
✔️Adoecimento emocional e psicológico dos jovens
✔️Dificuldade no convívio social
✔️Nutrição deficiente
✔️Aumento da violência
O tema da Conferência foi Promoção e garantia dos direitos humanos e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia.
Existe um consenso entre os presentes de que a sociedade precisa se envolver nas questões da estruturação de núcleos familiares, uma vez que a formação dos jovens acontece em casa e a terceirização da educação da criança é algo cada vez mais percebido. As consequências desta terceirização são a formação inadequada dos jovens em praticamente todos os aspectos da sua vida.
Sânia Maria Campos
Breve currículo da Palestrante:
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuou como professora por 20 anos, desenvolvendo pesquisas extensionistas e capacitação voltadas para a temática dos direitos da infância, adolescência e da juventude, no Instituto da Criança e do Adolescente, também atuou na prefeitura de Belo Horizonte na área
de Políticas Públicas para crianças e adolescentes, jovens e nas políticas públicas da área social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura e juventude, monitoramento de planos, políticas públicas e juventude, juventude e trabalho e juventude e sociedade. Atualmente é presidente da Fundação Educacional e Cultural Metropolitana e coordenada o Núcleo de Direitos Humanos e Educação.