Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza ações para conscientização e envolvimento dos estudantes das escolas municipais e estaduais
A Prefeitura de Caldas, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pretende dar início à coleta seletiva do lixo e à separação dos materiais recicláveis em julho deste ano. Para garantir a implantação do projeto, várias etapas precisam ser cumpridas. Na fase atual do trabalho, estão sendo desenvolvidas ações para a sensibilização sobre a necessidade de separação dos resíduos.
Em uma etapa prévia, foram feitos estudos diagnósticos que mostraram que, além do cuidado com o meio ambiente, a gestão adequada do lixo também significa economia para o município e pode ser um gerador de renda para os envolvidos na separação do material coletado.
A Secretária de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Priscila Bueno, explica que “estudos mostraram que cerca de 60% do lixo enviado para o aterro em Andradas poderia ser reaproveitado. Separar e dar a destinação correta a estes resíduos diminuirá o impacto ambiental e será uma economia significativa para o município, que paga por tonelada de material entregue ao aterro sanitário de Andradas”.
“Quando iniciarmos a separação do lixo em Caldas, vamos deixar de enviar em torno de 80 toneladas de material para o lixão todos os meses”, relata Carlos Pirolla, responsável pela coleta de resíduos. Segundo ele, os materiais reutilizáveis ou recicláveis receberão destinação correta, gerarão renda, deixarão de poluir e ainda haverá uma diminuição de cerca de 40% do valor pago ao aterro sanitário, sem contar a economia com combustível e os demais gastos com os caminhões de entrega.
A coleta será implantada inicialmente na sede do município e também haverá treinamentos com os lixeiros e catadores informais, que serão incentivados a se formalizarem e trabalharem em parceria com a Prefeitura, para realizar a separação e venda dos resíduos coletados.
Priscila acredita que “as crianças serão os grandes multiplicadores do projeto” e vem trabalhando diretamente com as escolas, através de atividades de conscientização.
A Secretária já esteve na escola Crispim e nas escolas dos Distritos de Laranjeiras e São Pedro e continuará o trabalho, inclusive nas escolas estaduais.
A Escola Estadual Vicente Landi realizou uma Caminhada Ecológica com os alunos do primeiro ano do ensino médio utilizando a disciplina de matemática. No intuito de intensificar a aprendizagem sobre medidas, aliado ao processo de conscientização sobre o descarte adequado do lixo, a professora Rozangela Godinho propôs uma caminhada até Pocinhos do Rio Verde com o recolhimento do lixo encontrado ao longo do caminho.
Ao final do trajeto, em frente ao Balneário, o grupo realizou uma roda de conversa para refletir sobre a quantidade de lixo recolhida e propor soluções para a questão do lixo no município. O projeto contou com apoio da direção da escola e foi desenvolvido em parceria com a prefeitura e polícia militar.
O prefeito Alexsandro Queiroz lembra que muitas famílias já separam o lixo em casa e entregam para os catadores e que as crianças tendem a ser muito ativas neste processo. Segundo ele, “a separação do material reciclável já é feita em algumas residências, mas agora sabendo que haverá os dias específicos para a coleta, esperamos que toda a comunidade se mobilize”.
A destinação correta dos resíduos é uma questão que envolve aspectos ambientais, sociais e econômicos em uma localidade e seu processo de adesão tende a ser gradativo. A eficiência e a adesão ao projeto dependem diretamente do processo de conscientização e conhecimento da comunidade envolvida.
Todos precisam se mobilizar e ajudar a dar visibilidade ao projeto que tem grande potencial de benefícios para o meio ambiente e para toda a sociedade de Caldas.