Mais de 300 pessoas são diretamente beneficiadas pelas ações apoiadas pela instituição
A Casa da Cultura de Caldas ofereceu em 2016 as oficinas de capacitação com apoio da Prefeitura de Caldas e do FEC (Fundo Estadual de Cultura de MG). Foram ministrados cursos de Viola e Violão (professor Waldinei Teixeira), Artes Plásticas (Lúcia Garcia) e Artesanato (Ziney Zétula), para cerca de 150 alunos. Os encontros foram feitos na própria sede da instituição e também no CRAS. Além dessas oficinas, a Casa da Cultura apoia outras atividades culturais e esportivas no município, como a Orquestra de Viola e Violão “Reinaldo Teixeira Custódio”, que hoje conta com 18 músicos e se apresenta regularmente em eventos públicos de Caldas. No esporte, a Casa da Cultura apoia a academia de Jiu Jitsu, que ensina a arte para cerca de 70 crianças e adolescentes, o grupo de Capoeira “Filhos do Bonfim” com cerca de 50 crianças e a Capoeira Angola Resistência com 30 jovens inscritos.
Exposições
A Casa da Cultura está com duas exposições: “Registro do Tempo – Ver e Reviver” (Acervo de Sebastião Sérgio Bellini Filho), com objetos de diversas épocas; e a Mostra do Projeto Casa de Arte e Ofício”. A exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de Artes Plásticas e Artesanato seguem até 28 de fevereiro e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Neste ano, já passaram pela Casa as exposições “Trajetórias do Olhar”, com fotografias de Cuia Guimarães, que retratam cenas do cotidiano e paisagens mineiras. “Para onde vão os guarda-chuvas?” da escritora Kate Manhães e da artista Rhelga Westin e “Paisagens de Caldas”, com telas da artista plástica Antonietta Prezzia, além da Intervenção Curativa, no Bosque do Jardim Bela Vista, idealizada pelo artista Cláudio Guedes. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas já visitaram as exposições da Casa da Cultura neste ano.
Festas
A participação nas festas e eventos públicos de Caldas também é um dos objetivos da Casa da Cultura, que neste ano contribuiu com a organização das exposições da Festa da Uva, decoração da Festa do Arraial e programação da Festa do Biscoito. Aos sábados também é realizado o projeto “Praça Viva”, ao redor do coreto da Igreja do Rosário, com música, comidas e artesanato.