A reunião aconteceu neste dia 29 de setembro e foi um pedido do executivo à empresa
Representantes da COPASA estiveram em Caldas para tratar de assuntos que estão afligindo os munícipes. Entre eles, os valores cobrados nas contas, inclusive relacionados ao tratamento de esgoto que na verdade não é prestado; a demora na conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto de Pocinhos e da sede; as dificuldades das redes de água e esgoto em Laranjeiras, o transbordo gradativo da barragem de água e o esgoto que é atirado no córrego do bairro Santa Cruz.
Todos os vereadores foram convidados a participar, no intuito de levarem as demandas que são ouvidas da população.
Na reunião estiveram: o prefeito municipal, Ailton Goulart; representantes Copasa; representantes da Terra e Técnica, responsável pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto em Pocinhos do Rio Verde; o secretário de Governo de Caldas, o Procurador do município, o secretário de Obras e os vereadores Elder Garcia, Ivan Palhares, Émerson Junqueira e João Oliveira de Freitas.
Sobre o valor das cobranças, foi colocado que a tarifa de esgoto é comum a todo o Estado de Minas, regulamentada pela ARSAE e não pela Copasa. A empresa alegou que inclusive já entrou com um recurso administrativo perante a ARSAE, pedindo a revisão da forma de cobrança da tarifa. Portanto, fomos informados que a COPASA não concorda com o aumento.
Acerca da obra da ETE em Pocinhos, tanto a COPASA quanto a Terra e Técnica se comprometeram a fechar de forma apropriada todas as aberturas feitas e recobri-las com asfalto, assim como refazer os locais onde os blocos de paralelepípedo ficaram desnivelados. De acordo com a empresa executora da obra, “os desafios vão se apresentando de acordo a evolução da obra, uma vez que se trata de uma área já urbanizada e populosa”. Ficou o compromisso de que tanto a estação de tratamento de esgoto de Pocinhos quanto a de Caldas será construída.
Sobre o distrito de Laranjeiras, onde as redes de água e esgoto ficaram insuficiente devido ao grande aumento da população, a empresa mencionou algumas melhorias como o reservatório emergencial de água (neste momento embargado pelo proprietário do local), a instalação de pontos de descarga nas redes e o desentupimento frequente de bueiros em parceria com a prefeitura, mas assumiu que o distrito precisa realmente de investimento e melhorias.
O executivo se propôs a oferecer maquinário para auxiliar nas obras de ampliação da malha de esgoto e a empresa se comprometeu a iniciar o levantamento dos locais mais críticos e iniciar a substituição das nestes locais inicialmente.
Quando colocada a questão do alagamento de áreas próximas a barragem da COPASA, ficou acordado que haverá uma limpeza na represa para que a água seja mantida nos seus limites.
Quanto ao pedido de manilhamento do Ribeirão na Santa Cruz, que recebe esgoto diretamente das residências, os diretores se dispuseram a realizar uma visita para inspecionar o local e levantar a possibilidade de realização das obras.
A empresa se colocou a disposição para continuar prestando apoio técnico mesmo nos bairros e distritos onde não presta serviço, o que já acontece.
Os dirigentes disseram que a COPASA cumprirá todas as metas de acordo com o marco do saneamento e que todos os serviços devem melhorar.
Foi lembrado na reunião de que o contrato de Caldas com a COPASA é de 2011 a 2041, portanto foi pedido mais investimento e cuidado e, principalmente, um olhar para o futuro, tendo em vista o aumento no fluxo de pessoas que haverá nos próximos anos devido aos investimentos que já começaram a ser feitos em relação à promoção do turismo.
Lembrando que todos os munícipes podem entrar diretamente em contato com a COPASA, preferencialmente pelo 0800 0300 115 ou pelo whatsapp (31)99770-7000.