Caldas se destaca pela preservação dos mananciais e incentiva produtores rurais com Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Caldas possui um projeto inovador de preservação de nascentes e mananciais que envolve o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais que adotam práticas de conservação.

Esse trabalho faz parte do Programa Minas com Vida, uma iniciativa ligada ao Plano Conservador da Mantiqueira, voltado para proteger áreas de minas d’água e garantir sua sustentabilidade.

Em Caldas, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente mapeia as áreas de mananciais e, por meio de parcerias, realiza o cercamento do entorno das nascentes. Essa medida assegura o desenvolvimento da vegetação natural, preservando os recursos hídricos.

Atualmente, 19 produtores em Caldas recebem o PSA como forma de reconhecimento e incentivo por suas ações de preservação ambiental.

Entre as 146 cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, apenas 10 têm projetos semelhantes, o que destaca Caldas como um exemplo na região.

“Caldas é um modelo na preservação ambiental, o que justifica ser o foco da minha pesquisa,” afirma Ana Cristina Campos Prado, doutoranda em ciências ambientais na UNIFAL e professora do IF Sul de Minas.

A conservação das nascentes é essencial para regular o ciclo hídrico, proteger o solo e enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. O PSA fortalece a resiliência regional ao criar uma rede de proteção ambiental que beneficia a todos.

Caldas prova que cuidar da natureza também é uma estratégia de desenvolvimento sustentável, aliando ciência, incentivos financeiros e ações concretas para preservar o futuro.