Caldas recebe sistema de monitoramento por câmeras de segurança

São 22 câmeras de alta definição transmitindo imagens de pontos estratégicos da cidade e dos distritos

Caldas entra para o rol das cidades que investe em tecnologia para o combate ao crime. O projeto, já implementado, foi apresentado ao prefeito municipal, secretários, vereadores e alguns representantes da imprensa e sociedade civil nesta terça, dia 16 de Dezembro, pelo comandante do Batalhão da Polícia Militar, em Poços de Caldas, o Tenente-coronel Trajano.

A base de monitoramento das imagens está instalada em um espaço pequeno, por isso o Comandante esclareceu que toda a sociedade será convidada, porém gradativamente, para conhecer pessoalmente os detalhes deste trabalho.

A implantação do sistema de câmeras e transmissão das imagens é fruto de investimentos feitos pela Câmara Municipal de Caldas, a Prefeitura, o Judiciário e empresários, além de um equipamento específico, que foi adquirido pela população de São Pedro de Caldas.

                “O investimento em tecnologia amplia a capacidade de acerto nas investigações e traz mais rapidez nas ações da polícia”, explicou o Tenente Ivan, comandante do pelotão da Polícia Militar em Caldas e coordenador do projeto, que também contou que há tempos pedia para ser alocado na cidade de Caldas e se vê muito motivado ao perceber a mobilização das diferentes instâncias em investir em ações para a prevenção e o combate ao crime.


As 22 câmeras instaladas estão distribuídas ao longo de todo o Município. Nas entradas e saídas dos Distritos, na área central da cidade e em Pocinhos do Rio Verde, monitorando inclusive possíveis rotas de fuga estrategicamente determinadas pela análise de crimes já ocorridos em Caldas.

Os equipamentos chamam a atenção pela qualidade das imagens transmitidas e a amplitude da área que as câmeras podem captar.

“Este sistema é o resultado de um trabalho conjunto pela segurança do nosso Município, afirmou o prefeito Alexsandro Conceição Queiroz. Quanto se trata de proteção aos bens e às pessoas, todos temos que nos mobilizar, investir em equipamentos de qualidade e estratégia. E foi isto o que aconteceu em Caldas”.

Exemplos nacionais mostram que o fortalecimento dos vínculos entre o poder público e a polícia é realmente uma via forte no combate à criminalidade.