Caldas inseriu os tratamentos termais oferecidos pelo Balneário na lista das práticas integrativas do SUS e agora propõe regionalizar este acesso.
A iniciativa do executivo se concretizou no ano passado com a aprovação de uma lei específica. Desde então, caldenses com fibromialgia, dores crônicas e com comprometimentos da saúde mental, recebem tratamentos com uso das águas termais medicinais que brotam em Pocinhos.
Neste ano a proposta é ampliar o atendimento para toda a região. Desta forma, o projeto começou a ser apresentado a representantes de municípios vizinhos.
Inicialmente as prefeituras de Bandeira do Sul e Santa Rita de Caldas foram as que receberam a explanação do projeto feita pela equipe do Balneário de Pocinhos do Rio Verde e da saude de Caldas.
Iniciativa que visa estabelecer convênios entre as prefeituras de modo a oferecer também aos seus pacientes, os tratamentos que Caldas já oferta com base nas águas termais.
Na proposta também estão benefícios na área de Estética Termal e capacitação sobre as práticas e técnicas termais aos funcionários da Saúde das cidades que aderirem ao projeto.
Essa proposta faz parte das atividades de retomada do Termalismo em Caldas e prevê o compartilhamento dos benefícios de saúde, prevenção bem-estar a partir das águas termais também aos municípios vizinhos e sua população.
Participaram da reunião:
Marilza Nogueira de Souza – Secretários de Saúde de Bandeira do Sul
Regiane Vilas Boas – Secretária de Saúde de Santa Rita de Caldas
Freitas Rafael de Souza – Secretário de Esportes Santa Rita de Caldas
Christiano Fonseca – Secretário de Governo de Caldas
Geraldo Magella – Secretário de Cultura de Caldas
Valéria Faria – Secretária de Saúde de Caldas
Dra Luana Carvalho – médica do Balneário
Dra Jussara Marrichi – coordenadora do Balneário