CALDAS PARTICIPA DA 9ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS, EDIÇÃO 2023, COM TRÊS PROJETOS.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais integra a programação do Dia do Patrimônio e visa mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Com o tema “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”, a JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE MINAS GERAIS foi trabalhada também em Caldas, onde três projetos foram contemplados.

O primeiro deles, foi apresentado no Balneário Pocinhos do Rio Verde, no dia 18 de agosto. Uma ação de valorização à importância do trabalho do médico e botânico sueco, Dr. André Regnell. Estrangeiro que adotou Caldas e fez estudos e publicações sobre os benefícios das águas termais do Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta e sobre o a botânica do Planalto da Pedra Branca Branca.

Sob o título: Anders Frederik Regnell, um olhar estrangeiro sobre Caldas, os palestrantes Jussara Marrichi e Paulo Fernando Junqueira apresentaram a estudantes a importância da trajetória e dos registros do botânico acerca das descobertas por ele realizadas no nosso município e o quanto a preservação deste patrimônio é importante.

As águas termais de Pocinhos do Rio Verde e a diversidade botânica da Serra da Pedra Branca são patrimônios do município de Caldas e merecem serem preservados e sua importância sempre reforçada junto à população.

São patrimônios culturais de Caldas que compõem o perfil do nosso município, influenciam na saúde da nossa população e ainda levam o nome do município para outros horizontes, nacional e internacionalmente, e são fundamentais para o turismo na nossa região.