CALDAS MAIS SAUDÁVEL!

Saúde: Investimento recorde e histórico para garantir o acesso a este direito dos cidadãos.

Os valores investidos em Caldas são recursosnão vinculados, que poderiam ser empregadoslivremente. A opção do executivo foi atender a3.707 pacientes que aguardam, na fila, por procedimentos de saúde.

Para chegar a esta decisão, foram realizados inúmeros estudos e cruzamentos de dados que envolveram vários setores da administração.

Uma vez alinhado que o emprego dos valores seria possível, buscou-se a forma mais eficiente de fazê-lo. O foco foi zerar a fila por exames e procedimentos eletivos de urgência e emergência que vinham se acumulando ao longo dos anos e realizar os mesmos, na maior parte, dentro do município.

Para tanto, parte da verba foi destinada à compra de equipamentos para uso na própria Santa Casa de Caldas, incluindo adaptações na rede elétrica que levaram, inclusive, à troca de um transformador e à adaptação de uma rede elétrica nova, exclusiva para o hospital.

Dos equipamentos em questão, estão um aparelho para cirurgias por videolaparoscopia, que já está instalado e sendo utilizado para a realização de cirurgias sem corte, menos invasivas, que abreviam a recuperação dos pacientes e os mantém no município, próximos dos familiares.

Estão em fase de instalação também um tomógrafo e um aparelho para a realização de Colonoscopia e Endoscopia. Ambos estarão em funcionamento nas próximas semanas.

Para operar tais equipamentos, alguns profissionais especializados foram contratados e outros estão em fase de contratação.

Além destas iniciativas, está sendo firmada uma parceria com uma clínica certificada na cidade, que realizará procedimentos como ultrassonografia tradicional e com doppler (Uma técnica diferenciada, que permite analisar o movimento dos órgãos e o fluxo sanguíneo em tempo real, importante para diferentes áreas de diagnóstico como a nefrologia, endocrinologia e cardiologia).

O executivo de Caldas explica que há mais de trêsmil e setecentos procedimentos a espera de realização atualmente. Número que reflete a fila de pessoas no município que aguardam por diagnósticos e procedimentos que vêm comprometendo a sua saúde e sua qualidade de vida.

O objetivo desta iniciativa é acabar definitivamente com a espera nas áreas de exames por imagem e intervenções eletivas que anteriormente eram realizadas somente fora do município. Dependendo de compra fracionada, mais lenta e, por consequência, mais cara.

“Os equipamentos e profissionais envolvidos vão ficar para atender
às demandas futuras”, explica o prefeito Ailton Goulart. Segundo ele, “A saúde da população bem cuidada será sempre prioridade”. O prefeito afirma também que se necessário, valores voltados para a promoção de eventos poderão ser reduzidos ou os mesmos entregues à iniciativa privada para reduzir oaporte de verbas do município e assim garantir os atendimentos de saúde em questão.

O município esclarece ainda que não se trata somente de uma ação temporária, uma vez que é sabido que as demandas prosseguem. Após zerada a fila de exames e procedimentos em questão, além da manutenção dos equipamentos e profissionais, como já foi mencionado, será também firmado um convênio que já foi acordado com a Santa Casa local, para que tais procedimentos sejam mantidos em um volume que atenda às necessidades e evitem que novas filas se formem. O convênio firmado com o CISAMESP, de Pouso Alegre já foi um pontapé no sentido de atender as filas por exames de saúde, iniciado no ano passado.

Além dos serviços já existentes através da Santa Casa, que são consultas especializadas, ultrassom, raio-X, mapa, holter, serviços de laboratório, serviços de urgência e emergência 24horas, internação, cirurgias e obstetrícia, também serão incluído no contrato, para que se tornem serviços permanentes:  tomografia, colonoscopia, endoscopia, cirurgias por vídeo e tratamento conservador em ortopedia 24 horas, ou seja, tratamentos de fraturas de média complexidade serão atendidas no próprio município.

O total do investimento para atender às demandas é considerável, visto o alto número de atendimentos represados. Os valoresestão sendo empenhadose utilizados nas ações descritas.

Caldas segue no intuito de regionalizar os atendimentos de saúde. A iniciativa é extremamente significativa e faz jus ao propósito de cuidado, inovação e avanço pregado pela administração em Caldas. Neste caso, no que tange à saúde.

O prefeito Ailton entende que investir na saúde é algo primordial e humano. “Esta bandeira deveria ser prioridade e realmente praticada por todos os governantes”, conclui ele.