Caldas implanta ala de atendimento de emergência para pacientes graves

A implantação do chamado atendimento semi-intensivo para estabilização de pacientes graves, no entanto, não deve trazer a sensação de relaxamento às regras de prevenção na população. Os cuidados continuam sendo essenciais!

Frente à superlotação das UTIs nas unidades de referência próximas à Caldas, e com o aumento crescente de casos de infecção por Coronavírus no município, a prefeitura de Caldas e a Santa Casa de Misericórdia estabeleceram uma parceria para implantar, inicialmente, dois leitos equipados para tratamento de pacientes graves que precisem de ventilação mecânica e eventual intubação.

Os leitos equipados serão mantidos permanentemente na unidade.

Ventilador Mecânico 

A estruturação da ala de atendimento de emergência ou semi-intensiva, é fruto de parceria. Os respiradores foram fornecidos pela prefeitura e um carrinho anestésico foi doado pela mineradora Da Paz. A prefeitura também comprou um ventilador mecânico e conseguiu emprestado da secretaria de Saúde de Poços de Caldas uma bomba de infusão. Os profissionais envolvidos são contratados pela Santa Casa, uma parcela dos trabalhadores é paga com recursos próprios do hospital e outra parte é subsidiada pela prefeitura.

Bomba de Infusão 

A Santa Casa de Caldas atende a pacientes com covid-19 desde o início da pandemia. O diretor, Jeferson Silva Carvalho informa que “há espaço reservado e profissionais treinados. Agora, no entanto, será possível manter pacientes graves estabilizados no próprio município pelo tempo que seja necessário.”