A máquina é da prefeitura e para atender a um número maior de produtores, houve um sorteio e o beneficiador é utilizado em diferentes regiões do município.
Em reunião com um grupo de produtores de café do município de Caldas no dia 20 de Maio, a secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a EMATER o Sindicato de Produtores Rurais de Caldas e o SENAR, ficou estabelecido um calendário para uso do beneficiador municipal de café durante toda a safra deste ano.
A primeira região de uso do beneficiador é de São Pedro de Caldas, em seguida a máquina irá para a Serra do Paraíso, Pereiras e Santana de Caldas.
Para o início da utilização do beneficiador, foi ministrado um curso pelo SENAR, com orientações para que tanto o operador contratado pela prefeitura, quanto os próprios produtores possam operar o equipamento da melhor forma.
O treinamento teve duração de dois dias e foram tratadas questões relacionadas à qualidade do café, características do fruto, manejo, o beneficiamento em si e a manutenção da máquina.
Na prática, o beneficiador descasca os grãos secos de café e separa dos grãos saudáveis toda sujeira e a palha, garantindo melhor aproveitamento e qualidade ao produto, o que aumenta o valor da hora da venda.
A união entre os diferentes setores envolvidos e os próprios produtores levou a esta conquista e mostra que com organização e trabalho colaborativo, mais pessoas são favorecidas.