Sob a gestão da CODEMIG, novo Balneário passa a oferecer serviços de termalismo completos e de excelência.
Com uma estrutura nova e de alto padrão para receber turistas e caldenses à altura que nossa estância hidromineral merece, Balneário é reaberto.
Desde o final dos anos de 1940, no século passado, quando o Balneário foi construído, jamais havia sido feita uma reforma completa; e no início da atual administração foi encontrado um prédio totalmente degradado, cheio de problemas e praticante sem condições de receber turistas de forma satisfatória.
Quem acompanhou a luta de perto sabe que não foi fácil. O Prefeito Municipal definiu essa meta desde o primeiro dia de seu mandato, sempre correndo atrás desse objetivo, foram feitos projetos, foram incontáveis reuniões e idas a Belo Horizonte, conversas com diversas autoridades até finalmente a liberação dos investimentos e a execução da obra.
Hoje um dos maiores patrimônios e o coração do turismo termal de Pocinhos do Rio Verde reabre suas portas e volta a funcionar oferecendo o que há de melhor em serviços de termalismo para que a cidade reencontre seu papel de destaque no cenário turístico nacional!
Foram cerca de 3 MILHÕES DE REAIS investidos por intermédio da Codemig para ter um Balneário novinho e com um nível de infraestrutura que garante qualidade comparável aos melhores Balneários do país!
O Balneário de Pocinhos do Rio Verde volta a oferecer os famosos banhos com nossas águas sulfurosas únicas no mundo, além de diversos outros serviços termais e serviços de saúde e bem-estar inéditos!
“A felicidade de podermos entregar mais esta obra é indescritível; e eu devo agradecimentos a muitas pessoas, em primeiro lugar a Deus claro! Mas em especial gostaria de expressar meus agradecimentos ao Governo de Minas Gerais nas pessoas do Exmo. Governador Fernando Pimentel, do Sr. Secretário de Governo Odair Cunha e do Presidente da CODEMIG Sr. Marco Antonio Castello Branco, extensivo às suas equipes. Registrar minha gratidão também ao meu irmão Elias Filho que sempre esteve nessa luta comigo e acompanhou desde o início nosso trabalho em busca de ver essa reforma acontecer, inclusive respondendo pela Secretaria de Turismo nos últimos 2 anos. Ao atual Secretário de Turismo Caio Westin que agora tem a disposição um equipamento turístico maravilhoso para trabalharmos ainda mais nosso turismo em Caldas; aos hoteleiros e empresários caldenses que nos apoiaram muito nesse objetivo e mais ainda, pela compreensão, coragem e paciência nesse período em que tivemos que fechar o Balneário para a reforma; aos nossos Vereadores que verdadeiramente buscam fazer o melhor para a cidade e sempre nos apoiaram na busca dos recursos e nas cobranças para a realização desta importante obra e também a Jussara Marrichi coordenadora de Balneários da CODEMIG pela excelência de seu trabalho à frente do processo de reabertura.” diz o prefeito Ulisses.
SOB A GESTÃO DA CODEMIG
Nesta nova fase, importante destacar que o Governo do Estado de Minas Gerais por meio da CODEMIG decidiu assumir a gestão do Balneário, assim como fez em todos os outros Balneários mineiros como os de Poços de Caldas, Caxambu, São Lourenço e outros. Assim, a Prefeitura Municipal não se envolverá na administração do Balneário de Pocinhos, mas temos plena convicção de que a CODEMIG fará uma gestão de excelência e estaremos dando suporte (e também cobrando) no que for necessário para garantir isso.
TAXA DE ENTRADA INSTITUÍDA PELA CODEMIG
Com relação a cobrança de uma taxa para acesso ao Parque, é uma decisão da Codemig e que a PREFEITURA MUNICIPAL É ABSOLUTAMENTE CONTRÁRIA à esta política adotada dentro do plano original de gestão da CODEMIG para o Balneário de Pocinhos do Rio Verde. Neste sentido, já está sendo conversando diretamente com o Presidente e Diretoria para resolver essa questão e tornar o acesso gratuito como sempre foi nos últimos 60 anos desde a abertura deste Parque. O Parque Balneário de Pocinhos do Rio Verde é um patrimônio do povo de Caldas e que todos merecem ter acesso sem qualquer tipo de cobrança. Ulisses, diz que já estamos trabalhando para reverter essa situação que também o surpreendeu; e tem convicção na sensibilidade do Governo de Minas e da CODEMIG para atender o seu pedido e retirar qualquer tipo de cobrança de entrada ao Parque.
Ressalta também que, neste primeiro momento, o Balneário funcionará em um sistema chamado de “soft opening”, ou seja, como se fosse um período de testes para que se tenha a segurança de que tudo vai funcionar de forma adequada. Desta forma o período de funcionamento será semanalmente de quinta a domingo, das 9h as 12h e de 13h as 17h.