Ações por mais segurança em Caldas

O ano começou com foco na continuidade de medidas para melhorar a segurança pública no município.

Logo na primeira semana de trabalho deste ano o prefeito Ailton Goulart promoveu três reuniões com lideranças ligadas ao setor e apresentou demandas pontuais. Algumas, já estão em fase de implementação.

Em 2022, mais especificamente no segundo semestre, o executivo promoveu uma série de encontros entre as lideranças de diferentes setores da sociedade, incluindo diretores de escolas, Polícia Miliar e Assistência Social, entre outros, para levantar possíveis ações de prevenção e promoção à segurança no município.

Em novembro, em reunião proposta pelo executivo uniu no gabinete municipal os representantes das polícias Militar e Civil, Tenente Coronel Afrânio Tadeu Garcia, comandante do 29° Batalhão de Poços de Caldas; o Capitão Militar em Andradas, Gilberto Ormastroni Neto; o Tenente Adalberto José Gonçalves, Comandante dos pelotões das cidades de Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiuna; o delegado da Polícia Civil de Caldas, Andrey Alves Leite; e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Emerson Junqueira. O grupo colocou em discussão questões que envolvem a segurança urbana e rural no município.

Por parte do município, ficou a proposta de promover o concurso público para implementação da guarda municipal; o investimento em mais câmeras de segurança; o término da construção do quartel da Polícia Militar e a busca junto ao Governo de Minas por, ao menos, dois investigadores para a Polícia Civil em Caldas.

Atualmente o município de Caldas já arca com toda a estrutura física e de mobilidade, além de 7 funcionários das polícias locais, sendo cinco pessoas na Polícia Civil e duas na Militar. O Estado, atualmente, paga os seus servidores, o restante é coberto pelo município.

Em dezembro, o executivo recebeu membros da APROL (Associação dos Produtores de Leite de Santa Rita de Caldas e Região) e moradores do Bairro Maranhão. O assunto da reunião foi a incidência de furtos de gado em regiões de divisa entre os municípios e a necessidade de medidas mais duras no sentido de prevenção e punição dos envolvidos.

Ainda no mês de dezembro de 2022, o prefeito municipal Ailton Goulart, preocupado com diversas demandas relacionadas à segurança pública do Município, esteve em Belo Horizonte com o Chefe da Policia Civil de Minas Gerais, Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva e, após muito diálogo o Chefe da Policia Civil se convenceu da necessidade de um delegado exclusivo para Caldas, pois hoje Dr. Andrey Alves Leite divide suas funções com a cidade vizinha, Santa Rita de Caldas. Acatadas as ponderações, o Chefe da Policia Civil do Estado designou outro delegado para Santa Rita de Caldas, ficando Dr. Andrey exclusivamente de Caldas, o que dará muito mais agilidade aos trabalhos. O Prefeito ainda conseguiu um escrivão para a cidade, o qual também atuará como detetive investigador, atuando em todas causas, inclusive na mais urgente e preocupante, que é o roubo de gado. O mesmo iniciou suas atividades no dia 06 de janeiro.

Na primeira semana de janeiro, o Prefeito esteve reunido com o comandante dos pelotões das cidades de Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiuna, o Tenente Adalberto Gonçalves, que apresentou os dados anuais desde o ano de 2018 até 2022, os quais serviram para desdobramentos e proposituras na construção e elaboração de novas ações que visem o aprimoramento dos serviços e consequentemente na segurança das pessoas. O Tenente também comunicou que Caldas receberá mais dois efetivos da Polícia Militar.

Ainda a convite do prefeito municipal, estiveram no gabinete a delegada Regional de Poços de Caldas, Maria Cecilia Gomes Flora e o Chefe do 18° Departamento Dr. Edson Rogério de Moraes para uma reunião no intuito de alinhamento das demandas do Município. Inicialmente, ambos solidariamente se comprometeram a disponibilizar um posto na cidade para emissão de carteiras de identidade, poupando a necessidade de deslocamento para outros municípios para obtenção de tal documento. Também colocaram que estão empenhados na inauguração do Centro de Treinamento Militar à margem da rodovia BR 459 e no início, em breve, das atividades.

Todas as autoridades envolvidas reconheceram a importância da parceria do município com as Polícias para alcançar a melhoria dos serviços prestados, principalmente através da interação junto aos representantes em Belo Horizonte. Desta forma, vemos que Caldas segue firme no propósito de tornar 2023 no ano de transformação no município.