A Santa Casa de Caldas celebra 130 anos ininterruptos de atendimento

O Hospital (Santa Casa de Caldas) é um dos mais antigos da região. Foi berço do nascimento de milhares de pessoas que vivem hoje em outras terras, mas receberam a naturalidade caldense. E seus arquivos contam histórias de linhagens inteiras de famílias tradicionais da região.

Entre os atos de comemoração da data, ficou marcada a abertura do Memorial da Santa Casa, exposto na capela do hospital, com fotos e páginas digitalizadas de jornais que testemunham a evolução da instituição ao longo dos anos. O acervo faz parte da coleção do pesquisador caldense, Fabio Ottoni, que conta com 888 jornais digitalizados publicados entre os anos de 1875 e 1965.

Os documentos mostram, inclusive, registros concretos da existência da “Casa de Caridade”, uma instituição de atendimento à saúde fundada por Padre Francisco de Paula Trindade, já em 1871. Foi Pe. Trindade quem fez a doação do prédio da Instituição da época à província antes da sua morte, uma forma de garantir a continuidade do trabalho prestado pela Casa de Caridade.

Em 1889 a Casa de Caridade de Caldas passou a existir juridicamente e tornou-se a Santa Casa de Misericórdia de Caldas.

A apresentação do Coral Doces Vozes formado por crianças regidas pela Casa da Cultura e da Orquestra de Violas da cidade deram um toque de sensibilidade e beleza às homenagens.

Atos de fé também marcaram os dois dias de comemoração. Houve uma benção aos novos setores inaugurados oficialmente no hospital, como o setor de Raio-X e o Laboratório de Análises Clínicas. O pároco Pe. Fabiano foi acompanhado por funcionários da Santa Casa e por algumas autoridades que trabalharam e contribuíram para tais conquistas, como o ex-prefeito Ulisses Guimarães, o prefeito Alexsandro Queiroz, os deputados Federais Emidinho Madeira e Odair Cunha, o Diretor Jeferson Silva Carvalho e o Provedor José Amauri, além de vereadores e membros do corpo diretor do hospital.

As festividades foram encerradas com uma missa em ação de graças ao 130 anos de trabalho, seguida de uma procissão que levou a imagem de Maria das Dores da Igreja do Rosário até a Santa Casa. No caminho os fieis rezaram agradecendo e pedindo por mais bondade e solidariedade entre as pessoas e cura para os males dos dias atuais.

O hospital obteve muitas conquistas concretas nos últimos anos, o que justifica tanta comemoração. Entre elas se destacam:

  • A realização de mais de dois mil pronto atendimentos mensais atualmente;

  • Fila para cirurgias de média complexidade zerada;

  • Aquisição de um novo conjunto de equipamentos radiológicos;

  • A inauguração de um laboratório de análises clínicas próprio;

  • Implantação de um departamento de fisioterapia atendendo gratuitamente a pacientes carentes internados;

  • Atendimento psicológico especializado para pacientes internos em geral;

  • A construção de uma nova sala de espera;

  • Ampliação do guichê de atendimento;

  • Implantação de metas de humanização no atendimento que incluem, inclusive, dieta personalizada oferecida aos pacientes.

Foto: Cuia Guimarães
Foto: Cuia Guimarães
Foto: Cuia Guimarães