3o Concurso de Queijos do Município de Caldas

Concurso para escolher o melhor queijo do Município é parte da Festa do Queijo, no Distrito de Santana de Caldas

Aconteceu em Setembro a 9a Edição da Festa do Queijo e a 3a do concurso que avalia o melhor queijo produzido no município de Caldas.

 

O concurso já está se tornando tradição, assim como o Queijo Gigante, que se supera em peso a cada edição da Festa, promovida pela APROCALDAS – Associação dos Produtores de Queijo e Leite de Santana de Caldas, com apoio da EMATER/MG e da Prefeitura de Caldas, através da secretaria de Desenvolvimento Rural.

https://tvpocos.com.br/telefatos-ultimas-noticias/

Nesta edição do concurso, dezoito produtores se inscreveram e os queijos foram analisados nas categorias: Frescal, Muçarela / nozinho e palito e Muçarela / Cabacinha.

Para o julgamento os queijos são coletados na sede da EMATER em Caldas, e somente a pessoa quem recebe as amostras faz a identificação do produtor de cada queijo. Os degustadores, engenheiros agrônomos da EMATER e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Kozuki, realizam a prova fechada e às cegas, sem que haja a identificação de quem produziu cada queijo.

Cada amostra é avaliadas nas categorias:

  • Apresentação
  • Cor
  • Textura
  • Consistência
  • Paladar e Olfato

Entre um gole e outro de água, suco de uva ou maçã, usados para limparo paladar, os avaliadores conversaram sobre a evolução da qualidade dos queijos apresentados:

“Houve melhora sensível na aparência, formato e frequência de olhaduras nos queijos desde o primeiro concurso” Marcelo Bonfim, Coordenador Técnico Regional – Emater /Guaxupé

 “As visitas pós-concurso, feitas nos anos anteriores serviram para orientar os produtores em como produzir pensando na melhora da qualidade, para satisfazer o consumidor“ Deny Alves Alvarenga – Engenheiro Agrônomo – Emater / Caldas

“A existência do concurso leva os produtores a se empenharem em dar mais atenção aos pequenos detalhes do processo de produção. Eles passam a perceber que pequenas alterações, no ambiente, nos utensílios e no processo de produção, acabam influenciando na qualidade final dos queijos” Roberto Kozuki

Também participaram da degustação o engenheiro agrônomo Denilson Cannavan, da Emater de Congonhal e Rodrigo Beck, da Emater de Santa Rita de Caldas.

 

Para se inscrever no concurso o produtor tem que, necessariamente, ter a certificação de origem, emitida pelo Serviço de Inspeção Municipal.

O produtor Antônio Carlos de Souza foi o vencedor nas categorias: Muçarela/ nozinho e palito e Muçarela/Cabacinha. Na categoria Frescal, o vencedor foi José Antônio de Souza.