Viticultores dos Bairros Bom Retiro, Bocaina, Lagoa e Pedra Branca são premiados por qualidade das parreiras
Foi realizada nessa quinta-feira, 01 de março, a premiação do Concurso de Viticultores de Caldas, no Bairro Bocaina um evento realizado pela Associação dos moradores dos bairros Bom Retiro, Bocaina, Lagoa e Pedra Branca, em parceria com a Prefeitura Municipal, EPAMIG e Emater e com o vereador Emerson Junqueira.
Trinta produtores de uvas dos bairros rurais Bom retiro, Bocaina, Lagoa e Pedra Branca foram premiados pela condução nos parreirais e qualidade da uva produzida. “A viticultura em Caldas já foi a fonte principal de renda no município e nós temos ainda os descendentes dos primeiros produtores trabalhando, mas eles trabalhavam com técnicas agrícolas ultrapassadas. Esse trabalho veio para aprimorar técnicas que fazem diferença no manejo e no aperfeiçoamento da uva.” Afirma o Secretário Municipal de Agricultura Roberto Kozuki.
Os viticultores de Caldas têm parreiras de pequeno porte e a maior parte da uva colhida, chamada de “folha de figo” é vendida para produtores de vinhos da região. Esses agricultores mesclam o plantio de uvas com a produção de leite. Para o Prefeito de Caldas, o investimento em orientação e reconhecimento desses moradores pode melhorar a vida deles e garantir avanços pro município. “Em pouco tempo vai haver resultado para a melhorar a renda desses pequenos agricultores e consequentemente pra nossa cidade.” Comentou Ulisses.