O evento, promovido pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social teve como objetivo promover a comunicação e o fortalecimento da rede SUS e SUAS do município, no atendimento a mulheres vítimas de violência.
Um dia inteiro de discussões que colocaram em pauta a necessidade de aprimorar a sequência dos atendimentos para garantir a integridade física e emocional das mulheres que sofrem violências eassegurar seus direitos e garantias.
De acordo com a equipe organizadora: “Considerando a atualidade em que se reconhece alto grau de violência às mulheres, casos de agressões e feminicídio, não somente regional, mas de dimensão nacional, percebe-se o adoecimento populacional, em que se aborda a relação de agressor e vítima. Observa-se a importância em preparar, orientar e informar a equipe que atende e identifica essa demanda, capacitando no acolhimento destas demandas, estabelecer apoio, respaldo e caminhos que visam a atenção à saúde física e mental, bem como a proteção e integridade das vítimas.”
E seminário contou com a presença de todos os profissionais das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social de Caldas. Um público participativo, interessado e que se mostrou envolvido do início ao final das discussões.
Logo na abertura do evento algumas questões foram colocadas como: “Pregamos pela denúncia das agressões às mulheres. Mas estamos realmente aptos a acolhê-las e a oferecer encaminhamentos efetivos e garantir a segurança e a vida plena da denunciante e dos seus familiares?” e ainda: “Estamos todos prontos a Informa-las sobre os órgãos e entidades envolvidas. Quais as redes de suporte disponíveis e canais de comunicação existentes?” e “Estamos sendo efetivos nas formas de encaminhamento dos agressores?”
As discussões foram enriquecidas pelos conhecimentos dos diferentes profissionais que passaram pelo evento ao longo do dia.
Houve abordagens na área da saúde da mulher, da segurança familiar, os pressupostos jurídicos, a visão do Ministério Público, da Polícia Militar e da OAB, cujos advogados já trabalham em parceria com o Cras, em Caldas.
Caldas é um dos municípios pioneiros nesta iniciativa de orientar e difundir entre os profissionais de acolhida da mulher, medidas que possam ser adotadas administrativamente, judicialmente e humanamente, para combater e mesmo prevenir violências especificas.
Ficou reconhecida por todos os profissionais palestrantes e participante, a necessidade de futuros desdobramentos deste Seminário. E também de se aprimorar os protocolos e as estratégias que envolvem toda a rede de proteção às mulheres e deencaminhamento dos agressores, para que as denúncias sejam tratadas de forma mais objetiva, porém humanizada e que ofereça segurança às mulheres vítimas de violência.
Para fechar as ações do Agosto Lilás em Caldas, haverá uma CAMINHADA PELA PAZ, no próximo dia 31/08, quinta-feira, com saída às 9h da Praça da Prefeitura.
O Seminário contou com as seguintes participações: